Máquina de 1921 estava há mais de 20 anos parada na Ulbra, em Canoas
Uma locomotiva a vapor fabricada em 1921 foi transportada para a Estação Férrea de Caxias do Sul nesta quarta e quinta-feira (2 e 3 de julho), após ficar mais de 20 anos parada nas dependências da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.
A operação de remoção e transporte contou com apoio de empresas parceiras da Prefeitura e envolveu o uso de guinchos, carretas plataforma e a construção de parte de um trilho para movimentar o equipamento, que pesa cerca de 80 toneladas.
O patrimônio, anteriormente vinculado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi doado ao Município. A locomotiva tem valor estimado em R$ 2,4 milhões e vai fazer parte do conjunto turístico e cultural da Estação Férrea, atualmente em fase final de revitalização.
A Prefeitura de Caxias do Sul reservou R$ 500 mil para cobrir eventuais custos com reparos que possam ser necessários em função da retirada da locomotiva. A Ulbra está realizando um levantamento para identificar possíveis danos estruturais ocasionados pela operação.
A próxima etapa será a captação de recursos, por meio de emendas parlamentares e apoio da iniciativa privada, para viabilizar a restauração completa da locomotiva. O objetivo é transformar o equipamento em mais um atrativo cultural e turístico do município.