Detentos fazem curso de pintura predial
O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ganha novas cores graças ao trabalho de 23 apenados do Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH). Até sábado (23), eles participam de um curso de pintura predial promovido pela Polícia Penal em parceria com empresas do setor, aplicando diretamente o aprendizado em muros, paredes e na tribuna de honra do parque.
Pela manhã, os participantes recebem aulas teóricas sobre técnicas de pintura, carreira e geração de renda; à tarde, colocam a mão na massa e transformam o espaço. O resultado não só deixa o parque mais agradável para o público, mas também contribui para a reintegração social dos apenados.
Todos os participantes recebem certificados de conclusão e devem participar de um ato oficial de entrega do parque ao governador Eduardo Leite.
Para o diretor do IPNH, Vinícius Guimarães Silva, a iniciativa é essencial: “A qualificação profissional e o acesso ao trabalho ajudam as pessoas que cumprem pena a se reintegrarem à sociedade”. O diretor de eventos do Parque Assis Brasil, Carlos Eduardo Santana, ressalta o impacto do serviço: “O trabalho deles faz diferença no espaço, deixando o parque mais acolhedor e bem cuidado para os visitantes”.
O curso contou ainda com a participação da 1ª Delegacia Penitenciária Regional e das divisões de Educação e de Trabalho Prisional do Departamento de Tratamento Penal.