Olir Schiavenin havia começado o curso em 1974, mas interrompeu os estudos
Quase meio século depois de ingressar na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Olir Schiavenin, 71 anos, concluiu em agosto o bacharelado em Filosofia. Morador de Flores da Cunha e assessor parlamentar, ele havia iniciado a graduação em 1974, mas interrompeu os estudos dois anos depois para retornar ao interior, onde trabalhava com a família.
A formatura foi acompanhada pelos familiares e marcou uma trajetória de retomada. A filha Ariane, professora da própria Universidade, entregou o diploma ao pai durante a cerimônia. “Foi um desafio grande, mas o conhecimento faz bem e nos mantém ativos”, afirmou Schiavenin.
O interesse pela Filosofia surgiu ainda no período em que frequentou seminários católicos em cidades da Serra. Após abandonar o curso, seguiu carreira no movimento sindical, presidindo por 36 anos o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores de Flores da Cunha e Nova Pádua. Apesar da vida pública intensa, manteve contato com a área por meio de leituras e da convivência com familiares ligados ao estudo da Filosofia.
Ao retornar para a sala de aula, Schiavenin se viu em um ambiente bem diferente do que lembrava dos anos 1970, quando o deslocamento de ônibus era marcado por conversas entre os colegas. Hoje, afirma ter encontrado acolhimento de professores e estudantes mais jovens.
“Depois de tanto tempo e de todas as transformações da vida, concluir o Ensino Superior fez-me sentir realizado por ter cumprido mais essa etapa. Voltar a estudar aos 69 anos foi um desafio que exigiu força de vontade, perseverança e resiliência”, avaliou Olir.
Poucos dias após a solenidade, quando retornou à UCS, Schiavenin demonstrou saudades da rotina acadêmica. “A experiência vale a pena, abre nossos horizontes e nos dá bagagem para discernir as coisas da vida”, concluiu.