Assembleia foi realizada na Casa das Etnias em Caxias do Sul
Na última sexta-feira (5), representantes do grupo de estudo Trabalho para Salvaguarda do Talian e do Patrimônio Material e Imaterial de Antônio Prado, com apoio do Departamento de Cultura, participaram da Assembleia Regional dos Municípios, organizada pelo Projeto “Nos 150 anos da Imigração, Um Esforço para Salvar a Língua Talian”.
O encontro ocorreu, na Casa das Etnias, reunindo cidades que integram o núcleo da UCS de Caxias do Sul. Durante a programação, cada município apresentou ações que já vêm sendo realizadas em prol da valorização e do fortalecimento da Língua Talian, reconhecida como patrimônio cultural do Brasil.
Na ocasião, Antônio Prado recebeu exemplares de importantes obras: Talian para Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria, o livro Juntos na Diversidade (Experiências de Preservação da Diversidade Linguística e Cultural na Serra Gaúcha) — que também destaca iniciativas do município — e uma edição do jornal Staffeta Riograndense. Todo o material já está disponível para consulta na Biblioteca Pública Municipal.
O calendário prevê ainda duas Assembleias Regionais, em Guaporé e Nova Prata. A proposta é reunir experiências de todas as cidades da Serra Gaúcha que assumiram o compromisso de preservar o Talian. Os registros e depoimentos coletados ao longo dos encontros resultarão em uma publicação especial, que celebrará os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.