O acordo tem como objetivo promover a amizade, colaboração e o intercâmbio cultural, econômico e social entre ambas as cidades
Uma comitiva de Antônio Prado composta, pelo prefeito Roberto José Dalle Molle, pelo presidente do Círculo Cultural Ìtalo-Brasileiro de Antônio Prado, José Panisson, pelo representante da Associação Cultural e do Patrimônio Imaterial Nostro Filó, José Luiz Rech e pelo coordenador do Projeto Memória de Antônio Prado e presidente da Associação do Patrimônio Cultural, Fernando Roveda está na Itália desde o último sábado (10), para a assinatura de um Gemellagio com a cidade de Monselice no dia 20 de maio.
Um Gemellagio trata-se de um “acordo entre cidades irmãs” de diferentes países com o objetivo de promover a amizade, colaboração e o intercâmbio cultural, econômico e social entre ambas. Esse tratado visa estreitar laços entre as duas cidades e suas populações, facilitando a troca de experiências e boas práticas em diversas áreas, como educação, meio ambiente, saúde, turismo e desenvolvimento urbano. O município pradense já possui um tratado com as cidades de a Cavaion Veronese e Rotzo.
Durante a agenda no país italiano também está previsto para ocorrer na próxima quarta-feira (14), um encontro com a primeira-ministra da Itália, Georgia Meloni para a entrega de um convite de inauguração do Monumento aos 150 Anos da Imigração Italiana e para a FenaMassa de Antônio Prado. A programação ainda inclui passagem por locais históricos como o Museu do Imigrante em Gênova, o Instituto de Cultura Cimbra, o Parque Natural da Lessinia, a produção artesanal de gôndolas em Veneza, os famosos vidros de Murano e pontos turísticos como o Lago de Garda e o Monte Baldo.
A comitiva deve cumprir agenda em terras italianas até o dia 21 de maio.