O resultado foi anunciado na manhã desta sexta-feira (17), em evento na cidade de Huzhou, na China
Antônio Prado, na Serra Gaúcha, é a única cidade brasileira a receber a premiação de “Melhor Vila Turística” pela ONU Turismo, que destaca destinos que combinam cultura, tradição, sustentabilidade e hospitalidade. Foram mais de 60 países participantes concorrendo a premiação e o resultado foi anunciado na manhã desta sexta-feira (17), por volta das 9h (horário de Brasília), na cidade de Huzhou, na China.
A Cidade Mais Italiana do Brasil estava entre as oito brasileiras que concorriam a premiação, sendo elas, Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).
Com sua arquitetura histórica preservada, herança italiana e paisagens deslumbrantes, Antônio Prado se consolida como um dos tesouros turísticos do Rio Grande do Sul. Fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana em nosso estado, o Centro Histórico abriga o mais autêntico conjunto arquitetônico dessa imigração no Brasil. São 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), compondo um rico patrimônio imaterial.
Além do charme das construções, o município oferece experiências como a Festa Nacional da Massa (Fenamassa), a Noite Italiana, filós típicos, cenários reconhecidos na Linha 21 de Abril, as belezas do interior e a valorização de saberes tradicionais, como o artesanato, fortalecendo a transmissão de conhecimentos Inter geracionais.
O edital do Ministério de Turismo para que os municípios enviassem as candidaturas foi aberto em março e contou com uma série de exigências: ações de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Após ocorreu uma seleção dos locais que iriam representar o País na premiação, instituída em 2021, com intuito de valorizar as vilas turísticas autênticas.
Sobre o programa
Criado há cinco anos pela ONU Turismo, o Best Tourism Villages reconhece vilas e pequenos municípios que são exemplos de sustentabilidade, inovação e inclusão social no turismo. A iniciativa avalia aspectos econômicos, sociais e ambientais, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.