Município foi premiado na categoria de Desenvolvimento Rural com o Programa Desenvolve Prado
O município de Antônio Prado conquistou o 3º lugar na categoria Desenvolvimento Rural do 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs, com o programa Desenvolve Antônio Prado. A iniciativa vem impulsionando a economia local, melhorando a mobilidade e o escoamento da produção agrícola e a qualidade de vida da população.
O reconhecimento foi anunciado na noite de quarta-feira (29), durante cerimônia realizada no Smart Cities Park, em Nova Petrópolis, que reuniu gestores municipais de todo o Estado. A edição de 2025 do prêmio registrou recorde de inscrições, com 400 projetos, e reconheceu 54 iniciativas inovadoras em 18 categorias. A comissão julgadora, formada por 45 avaliadores, foi responsável por analisar os projetos.
O Desenvolve Antônio Prado foi criado para fortalecer a parceria entre poder público e comunidade na execução de obras de infraestrutura. Por meio da coparticipação dos moradores, o programa viabiliza a elaboração e doação de projetos de pavimentação, otimizando o tempo e os custos dos investimentos. Até o momento, o município já conta com mais de 77 quilômetros de projetos de pavimentação doados, sendo mais de 24 km já executados ou em execução com recursos municipais, estaduais e financiamentos.
Segundo o prefeito Roberto Dalle Molle, o programa nasceu da parceria entre poder público e comunidade, unindo esforços para viabilizar investimentos em infraestrutura essenciais ao crescimento do município. “É uma iniciativa que surgiu das próprias demandas da população e vem demonstrando o quanto a participação conjunta acelera resultados e fortalece o desenvolvimento. A adesão dos moradores tem sido fundamental para que possamos planejar e executar obras de forma mais ágil, eficiente e com benefícios concretos para toda a cidade”, ressaltou.
Para a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, o prêmio reflete o que há de melhor na administração pública gaúcha. “Esse momento mostrou que boas iniciativas podem ser feitas em pequenas e grandes cidades, que os nossos municípios têm um enorme potencial de gestão que impacta diretamente a vida das suas comunidades. O Boas Práticas é uma iniciativa da Famurs que valoriza trabalhos feitos a muitas mãos. Que possamos nos inspirar e espalhar essas boas experiências por todo o estado”, destacou a presidente.
O programa é supervisionado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (COMUDES) e regulamentado por decreto, garantindo transparência e controle na aplicação dos recursos.
 
					 
			 
					 
																	 
																	 
																	 
																	 
																	