A arquibancada, mesas e cadeiras renovam o local, que pretende impulsionar os moradores de comunidades da Zona Norte para a construção de histórias de vida positivas
A antiga sede da Associação de Moradores do bairro Fátima (Amob Fátima), na Zona Norte de Caxias do Sul, vai receber, em breve, o Programa Comunidades Inovadoras. A renovação do espaço ocioso começa a ganhar nova forma. A arquibancada, mesas e cadeiras renovam o local, que pretende impulsionar os moradores do Fátima e arredores para a construção de histórias de vida positivas.
Nesta terça-feira (13), a secretária de Administração, Tecnologia e Inovação (SMATI), Grégora Fortuna dos Passos, visitou o prédio. O Município é parceiro por meio da cessão do espaço, encaminhamento de melhorias, oferta de cursos do Capacita Caxias e ações para a melhoria da segurança do local. O programa, encabeçado pelo Governo do Estado, acontece em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA-RS).
“Essa iniciativa busca integrar a comunidade, criar um espaço de convivência e, principalmente, abrir novas perspectivas para a população”, destaca Grégora. O rapper Chiquinho Divilas afirma que este é um lugar para “tirar as pessoas da violência e impulsioná-las para fazer acontecer”. Ele enfatiza que o momento de lançamento do projeto é propício para agregar parceiros.
Em Caxias do Sul, além da Prefeitura, a iniciativa conta com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Fátima. Já existe a previsão da realização de um curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico com Metrologia para os moradores da região, em parceria com a Fundação Marcopolo. A CUFA busca parceiros para outros cursos e iniciativas no espaço.
Na próxima semana, um novo encontro será realizado para acompanhar as melhorias já implementadas e alinhar as próximas ações. A secretária foi recebida pelo presidente da Associação de Moradores do bairro, Jocemar Alves, por um dos coordenadores da CUFA, Amarildo Rubinei Moreira, e pelo rapper Chiquinho Divilas. Acompanharam a visita a diretora de Inovação da SMATI, Mônica Ecker, e a residente em Administração, Fernanda Oselame.