Bolo de 21 metros e 280 quilos foi distribuído para os caxienses que compareceram na festa.
Os caxienses comemoraram em grande estilo os 133 anos de fundação da cidade. O ponto alto da comemoração ocorreu na tarde desta terça-feira (20), na Praça Dante Aliguieri, no coração de Caxias de Caxias do Sul.
Uma torta gigante, medindo 21 metros e pesando 280 quilos foi distribuída entre as cerca de 4 mil pessoas que fizeram parte da festa. Além de populares, autoridades e convidados marcaram presença.
Os parabéns ao município foi entoado pelo cantor Ander Oliveira, que em seguida comandou a festa para o público que se reunião embaixo dos toldos montados próximo ao chafariz da praça.
Uma das personalidades que esteve presente na comemoração, foi o ex-prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho, que foi chefe do Executivo nos períodos entre 1977 e 1982 e entre 1989 e 1992. Ele lembrou que o crescimento de Caxias está ligado a força da iniciativa privada.
“Foi a iniciativa privada que construiu a grandeza desse município, e o poder público sempre esteve atrás acompanhando o progresso da cidade”, salienta.
O ex-prefeito falou sobre o orgulho de ter participado da história de Caxias, principalmente por ter sido o responsável pela construção da represa do Faxinal, a maior obra de saneamento realizada por uma prefeitura do interior do Rio Grande do Sul.
“Realmente foi uma luta a construção dessa obra que hoje abastece 60% da população. Metade desses cabelos brancos que eu tenho, foi por causa do faxinal”, brinca.
Para a vice-prefeita, Paula Ióris, Caxias do Sul é uma cidade muito importante para quem vem aproveitar as oportunidades, entretanto aos poucos vai se tornando uma cidade da diversão. “Acho importante também que a gente está aprendendo a se divertir. Temos novas casas noturnas, bares e restaurantes e a gente tem que ver também que Caxias não é só trabalho”, diz.
Já a Deputada Federal, Denise Pessoa, ressaltou que é caxiense e se diz muito orgulhosa de representar a cidade no Congresso Nacional. “Sou daqui, nasci no Pompéia, mas filha de trabalhadores que vieram dos Campos de Cima da Serra como tantos outros. Para mim é uma responsabilidade e orgulho poder estar junto do governo Lula levando as demandas. Caxias é um região pólo de atendimento de saúde e a gente precisa dar essa atenção especial para as pessoas”, reflete.
Durante o discurso, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), destacou a força econômica da cidade formada por imigrantes italianos, e que hoje segue acolhendo pessoas de outras nacionalidades. “Apenas em 2022, a cidade recebeu pessoas de 32 nacionalidades e de todas as regiões do país. Nós queremos e fazemos força que esse encanto e essa forma fraterna de Caxias nunca se perca, porque acho que essa é uma grande marca e cada um que chega aqui encontra oportunidade. Todos se sentem muito bem acolhidos, seguros e encontram aqui oportunidade. Queremos cada vez mais que Caxias seja essa cidade.”, comemora.