Material produzido pela UCS apresenta narrativa histórica e recursos digitais
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentou à imprensa nesta quarta-feira (13), em coletiva no gabinete do reitor, o álbum bilíngue que celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul.
Intitulada 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – Uma História de Trabalho, Fé e Esperança, a obra é composta por dois volumes — um em português e outro em italiano —, cada um com 636 páginas ilustradas e acompanhadas de recursos digitais. A organização ficou a cargo de Gelson Leonardo Rech, Terciane Ângela Luchese, Roberto Radünz e Anthony Beux Tessari.
Ao todo, 66 autores — dez deles italianos — exploram 11 temáticas que vão da economia e religiosidade à literatura, família e língua. Entre os diferenciais do álbum estão materiais inéditos e a integração de QR Codes, que direcionam o leitor a vídeos, áudios, fotografias, entrevistas e acervos históricos.
Segundo o reitor Gelson Rech, a proposta não foi criar uma obra “definitiva”, mas oferecer uma visão ampla e atualizada do fenômeno imigratório. “Se é uma obra completa, a gente já responde que não, mas ela tenta abarcar, pelas temáticas, alguns elementos importantes deste fenômeno imigratório com um olhar contemporâneo. Em 2025, voltamos ao passado com novos materiais, textos e fontes inéditas para revisitar esse processo”, explicou.
O conteúdo é enriquecido por fotografias históricas, documentos, mapas e ilustrações, além de materiais complementares, como o cancioneiro da imigração e registros orais de descendentes.
Desta primeira edição, serão produzidas cerca de 250 unidades, das quais apenas 100 estarão disponíveis para aquisição pelo público em geral e o restante da tiragem será destinada a escolas, instituições de ensino e convidados. Uma versão digital também será futuramente disponibilizada gratuitamente.
Rech destaca que o projeto alia rigor histórico e caráter educativo. “Ela é uma obra histórica, científica, mas também didática. Queremos, no futuro, disponibilizar esse conteúdo às escolas e possivelmente de forma online, como reflexão sobre a sociedade, a formação da comunidade e a pluralidade de olhares sobre a imigração”, acrescentou.
A tecnologia multimídia é outro ponto central do álbum. “Uma das grandes características é essa abordagem multimídia. Os QR Codes remetem a vídeos, sons, imagens e obras completas, como cancioneiros e álbuns fotográficos antigos, preservados no acervo da universidade”, afirmou o reitor.
Espetáculo com música, teatro e história
Na próxima segunda-feira (18), a UCS vai realizar evento com apresentações do Grupo Girotondo, esquetes do grupo Miseri Coloni e concerto da UCS Orquestra, que deve interpretar canções emblemáticas, como Mérica Mérica. Imagens históricas projetadas em telão recriarão o ambiente vivido pelos primeiros imigrantes, desde o embarque na Itália até a chegada ao Rio Grande do Sul, em 1875.
Embora o espetáculo seja restrito a convidados, toda a comunidade pode acompanhar a transmissão online. “Será um evento das 19h às 21h, com música, teatro e a apresentação do álbum, além de um comentário histórico sobre o fenômeno da imigração”, convida o reitor.
O valor arrecadado com a venda do álbum — R$ 1,5 mil por unidade — será revertido ao Recanto da Compaixão Frei Salvador, da Associação Mão Amiga.
O projeto integra as comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no Estado, que em 2025 relembra a chegada das primeiras famílias vindas da Itália, em 20 de maio de 1875, ao Porto de Rio Grande — marco inicial de um processo que moldou a identidade cultural, social e econômica da Serra Gaúcha e de diversas regiões do Rio Grande do Sul.