Em entrevista na Rádio Solaris, Scortegagna defendeu legado de sua gestão e projetou novas obras se for eleito
O ex-prefeito de Flores da Cunha e candidato nesta eleição, Lídio Scortegagna (MDB), foi o último convidado a participar da série de entrevistas da Rádio Solaris FM 99.1, com os candidatos a prefeito neste ano.
Lídio defendeu obras realizadas pela sua gestão (2013-2020), além de apresentar sua coligação, esclarecer a polêmica entorno do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e apresentar propostas de infraestrutura, como a revitalização da avenida 25 de Julho e afirmar que mudanças precisam ser realizadas no trânsito.
LEIA TAMBÉM:
Fera (Republicanos) promete zerar filas na saúde em Flores da Cunha: “Quem está doente tem pressa”
Na próxima semana, a Rádio Solaris recebe os candidatos a vice-prefeito. As entrevistas ocorrem sempre às 13h, conforme cronograma:
16/09: Marcio Rech
17/09: Sandra Camargo
18/09: Carlos Eduardo Heberle, Dudu
Assista a entrevista com o candidato a prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna:
Coligação ampla
O candidato destacou a importância de formar alianças sólidas para a gestão pública, relembrando a composição partidária em suas administrações anteriores e sua atual coligação, que envolve oito partidos. Segundo ele, a diversidade de partidos é essencial para governar: “Uma união de forças, uma união de pessoas vai fortalecer e vai ser ótimo para o município de Flores da Cunha”.
Escolha de Carlos Eduardo Heberle, o Dudu, como vice
Lídio também falou sobre a escolha de Carlos Eduardo Heberle, o Dudu, como vice em sua chapa. Ele ressaltou a capacidade e o dinamismo do jovem: “O Dudu é uma pessoa com seriedade, respeito e sabe, sim, de tudo que pode compartilhar para os próximos quatro anos”. A escolha de Dudu foi defendida como uma forma de agregar inovação e equilíbrio à equipe, além de ser um nome que reflete compromisso com a cidade.
Polêmica do IDEB
Sobre a queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Lídio reconheceu o erro na propaganda política, mas criticou a atual gestão: “O município perdeu na avaliação do IDEB. E no ano passado, na avaliação que mede para o retorno do ICMS, nós tivemos a redução que é reflexo em 2024”. Ele afirmou que, caso seja eleito, buscará a recuperação com medidas voltadas à valorização dos professores, melhora na merenda escolar e no transporte, além de maior integração com as famílias.
Ensino em turno integral e horário estendido nas creches
Entre as propostas para a educação, Lídio destacou a ampliação do ensino em turno integral e o horário estendido nas creches, enfatizando que em suas gestões anteriores foi pioneiro na criação das primeiras escolas de turno integral no município: “Nós criamos a primeira escola de turno integral no município de Flores da Cunha, Leonel de Moura Brizola”. Ele defendeu a expansão do modelo para outras localidades e a criação de mais espaços de atendimento para os pais e mães trabalhadores.
Infraestrutura para empresas e habitação
Ao discutir infraestrutura, o candidato reforçou o compromisso com o desenvolvimento empresarial e habitacional. Ele mencionou a importância das pavimentações e das parcerias com empresas para criar habitação e melhorar o ambiente de negócios: “Nós temos uma proposta de criarmos habitação. Incentivar a iniciativa privada para que possa, em parceria com o poder público, construir áreas específicas que permitam uma moradia digna”.
Infraestrutura urbana e revitalização da Avenida 25 de Julho
Segundo Scortegagna, uma das prioridades se eleito é a reestruturação do trânsito, com especial atenção à revitalização da Avenida 25 de Julho. O candidato criticou o projeto atual, defendendo uma abordagem mais estratégica: “A reforma da avenida, tão discutida e tão falada, precisa sim ser executada. Precisamos começar do centro para fora, criando opções e [vias] alternativas”.
Obras para evitar alagamentos
Sobre as obras para contenção de alagamentos, Lídio mencionou que já existem projetos prontos desde 201, quando ele era prefeito: “As barragens de contenção que estão previstas e são necessárias irão tranquilizar cada vez mais”. Ele destacou que parte das ações já foi executada, mas que novos investimentos são necessários para evitar futuros problemas de enchente.
Fenavindima e o Parque Eloy Kunz
Em relação à FenaVindima e ao Parque Eloy Kunz, o candidato afirmou que é necessário repensar o uso do parque e aumentar a frequência de eventos: “O Parque Eloy Kunz precisa de uma reforma geral para que ele seja acolhedor e nós possamos usar com mais frequência”. Ele também sugeriu a criação do Festival do Menarosto, que, junto com a FenaVindima, ajudaria a atrair mais turistas ao município.
Políticas públicas para agricultura
Lídio ressaltou sua experiência como agricultor ao apresentar suas propostas para o setor agrícola. Ele defendeu o aumento de subsídios para horas-máquina e a expansão do consórcio antigranizo, destacando a importância de proteger as propriedades e produções locais: “Faremos o possível e o impossível para atender bem toda a nossa comunidade”.