Eles pedem que os governos federal e estadual atendam a uma série de demandas do setor
Com a presença de milhares de produtores rurais, está ocorrendo nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre, a mobilização SOS Agro RS. O evento busca mostrar a união e a força do segmento agropecuário gaúcho, além de cobrar ações efetivas dos governos federal e estadual para o setor que foi profundamente castigado pelas chuvas do registradas em maio e junho, mas também sofreu com as estiagens dos anos passados. Representantes da Serra gaúcha e do setor da uva e vinho também participam do protesto.
Nas primeiras horas da manhã desta quinta, agricultores e empresários reuniram tratores e outras máquinas agrícolas para uma marcha por alguns pontos da capital. Em marcha reduzida e com escolta policial, os tratores chegaram pelas BRs 116, 290 e 448. Veículos foram conduzidos pelas avenidas Mauá e Edvaldo Pereira Paiva até o entorno do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde estacionaram. O movimento gerou congestionamentos em diversos pontos de Porto Alegre, mas o trânsito já flui normalmente.

Durante todo dia, o SOS Agro está sendo realizado na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia. Entre os temas abordados nas palestras estão as soluções trazidas pelo governo federal com a Medida Provisória 1.247, que estabeleceu descontos para dívidas, além de debates sobre o setor leiteiro, além de pronunciamento de parlamentares e uma caminhada, a partir das 15h, até a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde o grupo vai entregar as reivindicações dos produtores ao governo federal.
A abertura oficial do evento, realizada por volta das 10h, contou com a presença do governador Eduardo Leite e de representantes de entidades gaúchas como a Federação da Agricultura (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Organização das Cooperativas (Ocergs), Associação das Empresas Cerealistas (Acergs), Federasul, Fecomércio e Federação das Indústrias (Fiergs).