Imóveis foram construídos nos bairros Planalto e no Centenário II
Duas famílias em situação de vulnerabilidade social receberam novas moradias nas últimas semanas em Caxias do Sul. As iniciativas foram viabilizadas por meio da Cáritas da Paróquia Cristo Operário, da Cáritas Diocesana e da Casa Madre Teresa, pastoral social da Catedral Diocesana, ações ligadas à Igreja Católica.
Uma das entregas ocorreu na última quarta-feira (16), no bairro Planalto. A nova casa foi destinada à família de Duani Rodrigues Nogueira, que vivia com os três filhos em um imóvel insalubre, sujeito a alagamentos, presença de animais peçonhentos e risco à saúde. A situação motivou a equipe da Pastoral da Caridade, que já acompanhava a família, a propor uma solução mais efetiva do que a simples reforma da moradia anterior. Com apoio da Cáritas Cristo Operário e da Cáritas Diocesana, a casa foi construída em terreno regularizado no mesmo bairro.
O valor investido na obra foi de aproximadamente R$ 35 mil, oriundos de três fontes principais: recursos do fundo das enchentes da Diocese, articulados pelo coordenador de Pastoral padre Leonardo Inácio Pereira; doações arrecadadas no jantar beneficente da Paróquia Cristo Operário; e apoio institucional da Diocese. A entrega contou com a presença do padre Leonardo e do pároco da Cristo Operário, padre Jaime Gusberti.
“O objetivo da iniciativa foi devolver para essa família a dignidade e, dando a ela, a esperança de um presente melhor e de um futuro melhor”, afirmou Dalva Zanardi, da Cáritas Cristo Operário.
A beneficiária, Duani, também expressou sua gratidão: “Queria agradecer primeiramente a Deus, à Pastoral, à Dalva, e às pessoas que a gente não conhece e que se movimentaram para trazer o nosso sonho. Eu e a minha família estamos muito gratos, que agora a gente tem um conforto”.
Outra casa foi entregue no bairro Centenário II, por meio da Casa Madre Teresa, ligada à Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila. O imóvel foi construído para um casal acompanhado mensalmente pela pastoral, que enfrentava dificuldades de saúde e vivia em uma casa precária. A construção, com valor superior a R$ 40 mil, incluiu estrutura em madeira, instalações elétrica e hidráulica, além de aberturas e vidros.
O pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, destacou o papel dos doadores: “Este imóvel, que é fruto daquilo que nós colaboramos, se torna vida na vida daquelas pessoas que mais necessitam, para que elas tenham dignidade e esperança de um futuro melhor”.
A beneficiária, Jussara Borges Guberti, relatou emoção ao receber a nova casa. “Eu só tenho a agradecer essa bênção de Deus, porque a gente não imaginava. Eu não tenho palavras, somente quero agradecer a todos que ajudaram com essa nossa nova casa”.