Grupo venceu concurso no DFB Festival, realizado na cidade de Fortaleza, com a coleção “Íris: O Olhar da Criação”
As alunas do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Bruna Ferreira da Silva, Luana Giacomin Galafassi, Mariana Isoton e Marilia Valmorbida De Cezaro conquistaram o primeiro lugar no Concurso dos Novos – DFB Festival 2025, realizado em Fortaleza (CE). O desfile foi realizado na sexta-feira, 16 de maio, e a premiação ocorreu no sábado. A UCS foi a única instituição da Região Sul a participar do concurso, considerado o principal festival de design autoral da América Latina.
As alunas desenvolveram a coleção “Íris: O Olhar da Criação”, composta por oito looks concebidos a partir do conceito de Inteligência Autoral, que serve como contraponto à Inteligência Artificial. Portanto, um estímulo para que as roupas fossem criadas com a identidade das acadêmicas. As peças ressaltam a vocação regional da Serra Gaúcha, desenvolvidas inteiramente com lã de ovelha fornecida por meio de uma parceria com a Cootegal, e têm como característica principal a modelagem em alfaiataria.
O grupo está tomado por uma mistura de sentimentos após a conquista. “Estamos emocionadas, gratas e muito realizadas. Esse prêmio é a confirmação de que todo o esforço, as horas de trabalho manual, as pesquisas e escolhas valeram a pena”, resumiram As alunas entendem que o conteúdo ensinado na graduação em Moda da UCS foi essencial em cada etapa do processo. “Tivemos o privilégio de contar com professoras e professores que nos desafiaram a ir além e acreditaram no potencial de nossas ideias, sempre conectando a prática ao pensamento de moda contemporâneo”.
As estudantes foram orientadas pelas professoras Adriana Job Ferreira Conte e Gilda Eluiza De Ross. Adriana, que acompanhou as alunas em Fortaleza, enfatiza o orgulho pelo trabalho desenvolvido pelas jovens. “É emocionante ver a alegria delas depois de tanto esforço, tanto trabalho em tudo que envolve a criação e o desenvolvimento de uma coleção autoral”.
A conquista também reforça o bom processo formativo desempenhado pelo curso. “A Moda da UCS está cumprindo seu papel. Forma alunos prontos a enfrentar desafios com competências diversas, através de professores com profundo conhecimento nas suas áreas, apoiadores de iniciativas que permitam aos alunos experiências práticas e enriquecedoras durante o processo formativo”, acrescenta Adriana.
Com o primeiro lugar, as alunas receberam uma premiação de R$ 20 mil. Somado a isso, foram convidadas a participar do DFB 2026 na condição de egressas, quando terão a oportunidade de apresentar uma coleção completa, com mais de 20 peças.