Município deu 87,02% dos votos válidos a Flávio Bolsonaro no primeiro turno
Nova Pádua voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking nacional de votação proporcional para o candidato do PL à Presidência da República. No primeiro turno das eleições deste domingo (4), Flávio Bolsonaro recebeu 87,02% dos votos válidos no município, o equivalente a 1.756 votos. O resultado colocou Nova Pádua novamente como a cidade mais bolsonarista do Brasil.
O desempenho supera o registrado pelo candidato em qualquer outro município brasileiro. Novo Progresso (PA), que aparece na segunda posição, deu 84,13% dos votos a Flávio. Entre os dez maiores percentuais, seis municípios são gaúchos, incluindo Nova Bassano, Vespasiano Corrêa, Pinto Bandeira, Arroio do Padre e Monte Belo do Sul.
O segundo colocado na cidade foi o presidente Lula (PT), com 149 votos, equivalentes a 7,38% dos votos válidos.
Voto anti-petista histórico
A forte preferência do eleitorado de Nova Pádua por candidatos da direita não é novidade. O município ganhou projeção nacional ainda nas eleições de 2014, quando Aécio Neves (PSDB) teve 88,14% dos votos válidos no segundo turno, o maior percentual do candidato em um município brasileiro naquele pleito.
Quatro anos depois, Nova Pádua voltou a aparecer no topo do ranking nacional. No primeiro turno de 2018, Jair Bolsonaro recebeu 82,75% dos votos válidos, o maior percentual do então candidato no país. No segundo turno, o índice chegou a cerca de 93%, consolidando a cidade como um dos principais redutos bolsonaristas do Brasil.
Em 2022, o desempenho permaneceu entre os maiores do país. Bolsonaro recebeu 83,98% dos votos válidos no primeiro turno e 88,99% no segundo turno em Nova Pádua.