Primeiro turno ocorre em 4 de outubro
Faltam 30 dias para as eleições de 2026. Nesta sexta-feira (4), exatamente um mês antes do primeiro turno, 13 candidatos estão na disputa pela Presidência da República. A votação ocorre em 4 de outubro e, caso nenhum candidato alcance a maioria dos votos válidos, o segundo turno está marcado para 25 de outubro.
A corrida ao Palácio do Planalto reúne nomes de diferentes gerações, profissões e correntes políticas. Entre eles está o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e principal nome do grupo político ligado ao bolsonarismo na disputa.
Também concorrem dois ex-governadores: Ronaldo Caiado (PSD), que deixou o governo de Goiás após dois mandatos, e Romeu Zema (Novo), que se afastou do governo de Minas Gerais para disputar a Presidência. Caiado, inclusive, já havia concorrido ao cargo em 1989.
A lista reúne ainda candidatos com trajetórias construídas fora da política institucional. Augusto Cury (Avante) é médico psiquiatra e escritor; Pablo Marçal (PRTB) é empresário, coach e influenciador digital; Renan Santos (Missão) é empresário e uma das principais lideranças do Movimento Brasil Livre; e Wilson Grassi (Democrata) é empresário e médico-veterinário ligado à causa animal.
Entre os candidatos com trajetória política mais longa estão também Rui Costa Pimenta (PCO), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU) e Samara Martins (UP). Já Clariana Barão (DC) disputa pela primeira vez a Presidência da República.
Dos 13 registros apresentados para a Presidência, seis já foram aprovados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Lula, Flávio Bolsonaro, Samara Martins, Romeu Zema, Hertz Dias e Edmilson Costa até a última quarta-feira (2). Outros sete registros ainda aguardam julgamento: Augusto Cury, Renan Santos, Wilson Grassi, Rui Costa Pimenta, Ronaldo Caiado, Clariana Barão e Pablo Marçal.
Confira, em ordem alfabética, a trajetória dos 13 candidatos à Presidência da República:
Augusto Cury — Avante
Augusto Jorge Cury tem 67 anos e nasceu em Colina (SP). Médico psiquiatra, professor, conferencista e escritor, construiu a carreira principalmente fora da política. É formado em medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e possui pós-graduação pela PUC de São Paulo, além de doutorado em psicologia multifocal pela Florida Christian University.
Cury ganhou projeção nacional como autor de livros voltados à psicologia, comportamento e desenvolvimento pessoal. É responsável pela chamada Teoria da Inteligência Multifocal e também atua como professor de pós-graduação e conferencista no Brasil e no exterior.
A eleição de 2026 marca sua primeira candidatura a um cargo político. Entre as propostas apresentadas está uma atuação voltada à educação e à inclusão de pessoas neurodivergentes, incluindo autistas, pessoas com TDAH e dislexia. O vice é Júlio Delgado, também do Avante.
Clariana Barão — Democracia Cristã
Natural de Cuiabá (MT), Clariana Zacarkim Barão tem 39 anos e é advogada, com especialização em direito administrativo e gestão pública. Formada em direito pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), construiu sua trajetória ligada à advocacia e à atuação social.
Foi presidente da Comissão de Solidariedade e Assistência Social da OAB de Várzea Grande e participou de iniciativas voltadas ao atendimento de comunidades. Neste ano, assumiu a presidência do diretório estadual do Democracia Cristã em Mato Grosso. A candidatura à Presidência é inédita em sua trajetória eleitoral. Ela tem Fabiana Torquato como vice.
A candidatura também representa uma mudança na história do DC: desde a fundação da legenda, em 1995, o partido não havia lançado outro nome à Presidência que não fosse José Maria Eymael.
Edmilson Costa — Partido Comunista Brasileiro
Edmilson Silva Costa tem 76 anos e nasceu em Pedreiras (MA). Economista, professor e jornalista, é secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e atua na política partidária desde a década de 1980.
Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), obteve doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolveu uma pesquisa sobre a política salarial brasileira.
Costa já disputou outras eleições. Em 2008, foi candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PCB. Em 2010, concorreu à Vice-Presidência da República na chapa encabeçada por Ivan Pinheiro.
Em 2026, disputa novamente o Palácio do Planalto, tendo Cleusa Santos como vice.
Flávio Bolsonaro — Partido Liberal
Flávio Nantes Bolsonaro tem 45 anos e nasceu em Resende (RJ). Advogado, empresário e senador pelo Rio de Janeiro, é o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Formado em direito pela Universidade Cândido Mendes, iniciou a carreira eleitoral em 2002, quando foi eleito deputado estadual no Rio de Janeiro. Foi reeleito em 2006, 2010 e 2014, permanecendo 16 anos na Assembleia Legislativa do Estado.
Em 2018, foi eleito senador pelo Rio de Janeiro, cargo que ocupa atualmente. Ao longo da trajetória política, tornou-se uma das principais figuras do grupo político associado ao bolsonarismo, defendendo pautas relacionadas à segurança pública, ao conservadorismo e à direita política.
Esta é a primeira vez que Flávio disputa a Presidência da República. O candidato a vice é o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL).
Hertz Dias — Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados
Hertz da Conceição Dias tem 55 anos e nasceu em São José de Ribamar (MA). Professor de história da rede pública do Maranhão, é mestre em educação e também atua como rapper.
Sua trajetória política está ligada aos movimentos sociais, sindical e de trabalhadores. Suas pesquisas acadêmicas abordam temas como cultura, juventude, racismo e organização popular.
Hertz já participou de outras disputas eleitorais. Em 2018, foi candidato a vice-presidente na chapa de Vera Lúcia. Também concorreu à Prefeitura de São Luís, em 2020, e ao governo do Maranhão, em 2022.
Em 2026, volta à disputa nacional pelo PSTU, tendo a professora Vanessa Portugal como vice.
Luiz Inácio Lula da Silva — Partido dos Trabalhadores
Nascido em Caetés (PE), Luiz Inácio Lula da Silva tem 80 anos e tenta a reeleição à Presidência da República pelo PT. O candidato a vice é novamente o médico Geraldo Alckmin (PSB).
Lula deixou o interior de Pernambuco ainda criança e migrou com a família para São Paulo. Na adolescência, começou a trabalhar como metalúrgico e posteriormente ganhou projeção nacional como liderança sindical no ABC paulista.
Foi uma das principais lideranças das greves do final da década de 1970 e participou do processo de redemocratização. Em 1980, esteve entre os fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Em 1986, foi eleito deputado federal por São Paulo. Depois de disputar a Presidência em diferentes ocasiões, venceu a eleição de 2002 e governou o país entre 2003 e 2010. Em 2022, derrotou Jair Bolsonaro no segundo turno e voltou ao Palácio do Planalto em 2023.
Com três eleições presidenciais vencidas, Lula tornou-se o primeiro brasileiro a ser eleito presidente da República três vezes. Agora, busca um novo mandato.
Pablo Marçal — Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Pablo Henrique Costa Marçal tem 39 anos e nasceu em Goiânia (GO). Formado em direito pela Universidade Paulista (Unip), construiu sua carreira como empresário, coach e influenciador digital.
Marçal ganhou notoriedade principalmente pelas redes sociais, onde passou a comercializar cursos e conteúdos relacionados a desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e comportamento.
Em 2022 tentou disputar uma vaga na Câmara dos Deputados e também foi anunciado como pré-candidato à Presidência. Dois anos depois concorreu à Prefeitura de São Paulo e terminou a eleição em terceiro lugar.
Em 2025, foi condenado pela Justiça Eleitoral a oito anos de inelegibilidade por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A situação jurídica da candidatura presidencial ainda é analisada pela Justiça Eleitoral. Recentemente, o TSE determinou a suspensão temporária de sua campanha, participação em debates e horário eleitoral até o julgamento do registro.
Marçal tem Leonardo Avalanche como vice.
Renan Santos — Missão
Renan Antônio Ferreira dos Santos tem 42 anos e nasceu em São Paulo (SP). Empresário, é um dos principais nomes ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL) e participou da criação do partido Missão, legenda que recebeu registro do TSE em 2025.
Filho de advogado, chegou a cursar direito na Universidade de São Paulo (USP), mas não concluiu a graduação. Trabalhou com o pai na recuperação de empresas em situação de falência ou dificuldades financeiras.
Sua trajetória política ganhou força a partir da atuação no MBL, movimento que teve papel de destaque nas manifestações contra o governo Dilma Rousseff em 2015 e 2016. Em 2018, Renan coordenou campanhas de Kim Kataguiri para deputado federal e de Arthur do Val para deputado estadual em São Paulo. Os dois foram eleitos.
Também possui atuação na música, como vocalista e guitarrista de uma banda de rock. Antes do Missão, foi filiado ao PSDB entre 2010 e 2015.
É o primeiro candidato do Missão à Presidência da República e tem Coronel Medina como vice.
Romeu Zema — Novo
Romeu Zema Neto tem 61 anos e nasceu em Araxá (MG). Empresário e administrador, construiu sua carreira no setor privado antes de ingressar na política.
Formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), está ligado ao grupo empresarial criado por sua família. A experiência na iniciativa privada tornou-se um dos principais elementos de sua imagem política.
Zema entrou na política em 2018, quando foi eleito governador de Minas Gerais pelo Novo. Na campanha, apresentou-se como uma alternativa à política tradicional e defendeu uma administração baseada em princípios de gestão empresarial, equilíbrio das contas públicas e redução da burocracia.
Foi reeleito em 2022 ainda no primeiro turno. Deixou o governo mineiro para disputar a Presidência em 2026.
Politicamente, Zema é associado ao liberalismo econômico e ao campo da direita. Tem o senador Eduardo Girão como vice.
Ronaldo Caiado — Partido Social Democrático
Ronaldo Ramos Caiado tem 76 anos e nasceu em Anápolis (GO). Médico ortopedista, construiu uma longa carreira política ligada principalmente ao setor rural e ao conservadorismo.
Formado em medicina no Rio de Janeiro, ganhou projeção política ao presidir a União Democrática Ruralista (UDR), entidade que defendia os interesses dos grandes proprietários rurais. Foi deputado federal por cinco mandatos e também governador de Goiás por dois períodos consecutivos. Antes disso, chegou a disputar a Presidência da República em 1989.
Caiado deixou o governo de Goiás para concorrer novamente ao Palácio do Planalto em 2026. A candidatura pelo PSD representa uma tentativa de chegar à Presidência após mais de quatro décadas de atuação política.
O vice da chapa é Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.
Rui Costa Pimenta — Partido da Causa Operária
Rui Costa Pimenta tem 69 anos e nasceu em São Paulo (SP). Jornalista e sindicalista, é presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO) desde 1995.
Sua militância política começou durante a ditadura militar, ainda no movimento estudantil, em 1976. Participou do Congresso de Refundação da UNE, em 1980, e foi diretor do Centro Acadêmico de Estudos Literários e Linguísticos da Faculdade de Letras da USP.
Pimenta também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980. Em 1992, rompeu com o PT junto a militantes ligados à causa operária. O grupo posteriormente fundou o PCO.
Ao longo da carreira, disputou eleições presidenciais em outras ocasiões e também concorreu à Prefeitura de São Paulo. Atualmente, edita o jornal Causa Operária e apresenta um programa de análise política na internet.
Defensor do socialismo e do comunismo, disputa novamente a Presidência em 2026. O vice é o professor Antônio Carlos Silva.
Samara Martins — Unidade Popular
Samara Martins da Silva Feitosa tem 38 anos e nasceu em Belo Horizonte (MG). É cirurgiã-dentista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e construiu sua trajetória política a partir do movimento estudantil e de organizações sociais.
Antes de atuar profissionalmente no SUS, participou da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte e da União Nacional dos Estudantes, onde foi diretora de mulheres.
Também possui atuação em movimentos relacionados à população negra e aos direitos das mulheres. Em 2022, Samara foi candidata a vice-presidente na chapa de Leonardo Péricles, pela Unidade Popular. A candidatura foi a única formada exclusivamente por pessoas negras naquele pleito.
Agora, disputa a Presidência pela primeira vez como cabeça de chapa. A candidata a vice é Raquel Brício.
Wilson Grassi — Democrata
Wilson Grassi Júnior tem 56 anos e nasceu em São Paulo (SP). Empresário e médico-veterinário, construiu sua trajetória profissional na área de medicina veterinária e ganhou projeção política a partir da defesa da causa animal.
É conselheiro da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP) e defende a criação de hospitais públicos para atendimento de cães e gatos.
Grassi já tentou ingressar na política eleitoral em outras oportunidades. Foi candidato a vereador, deputado estadual e deputado federal por São Paulo, por partidos como PV e PRTB, mas nunca exerceu um mandato eletivo.
Em 2026, disputa pela primeira vez a Presidência da República. Sua candidatura é também inédita para o Democrata, antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB), fundado em 2015.
A empresária Suêd Haidar é a candidata a vice-presidente.