Programação ocorre de 10 a 20 de setembro nos Parque da Festa da Uva, com atrações como Joca Martins, Jorge Guedes, João Luiz Corrêa, Cristiano Quevedo e Os Monarcas
Caxias do Sul se prepara para receber uma programação de 11 dias dedicada à cultura e às tradições gaúchas. Os Festejos Farroupilhas 2026 ocorrem de 10 a 20 de setembro, no Parque da Festa da Uva, com shows, bailes, concursos tradicionalistas, atividades voltadas às escolas e o desfile de cavalarianos. Pelo terceiro ano consecutivo a Rádio Solaris FM 99.1 é a emissora oficial do evento.
A programação, organizada pela 25ª Região Tradicionalista, ocorre junto ao 32º Rodeio Crioulo Nacional, ao III Rodeio Crioulo Internacional de Caxias do Sul e ao Contraponto de Gineteada entre Brasil, Uruguai e Argentina.
A abertura da programação artística ocorre na quinta-feira (10), com Wagner Nunes e Família, às 20h, e Joca Martins, às 21h30min. O acesso ao parque no primeiro dia será gratuito. Na sexta-feira (11), a programação segue com Davi Lima & Grupo Marca e Raiz, Os Chacreiros e baile com o Grupo Matizes.
No sábado (12), além das atividades tradicionalistas durante o dia, a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas ocorre às 19h, na Cancha de Laço. À noite, o público pode acompanhar o Grupo Carqueja, às 21h30min, e o baile com o Grupo JJSV, às 23h. O domingo (13) concentra dois dos principais destaques da programação: Jorge Guedes, às 19h, e João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, às 21h.
Durante a semana, os Pavilhões também recebem atividades voltadas à integração com a comunidade. De segunda (14) a sexta-feira (18), haverá visitação de escolas das 8h às 17h. A programação artística inclui, entre outros, Fábio Soares na segunda-feira, Robson Boeira e Walther Morais na terça, Ricardo Bergha na quarta e Ytamar Gomes & Grupo Estância e Cristiano Quevedo na quinta-feira. Também estão previstos bailes da Melhor Idade com o Grupo Os Camponeses.
Na sexta-feira (18), a programação ganha ainda mais destaque com Leonel Gomes, às 21h30min, e Os Monarcas, às 23h. O sábado (19) terá Festival Serrano e concursos tradicionalistas a partir das 9h, além de apresentações do Grupo Macuco, às 20h, e do Quarteto Coração de Potro, às 21h30min. O encerramento da noite fica por conta do baile à moda antiga com Daniel Berga e Grupo Bailongo Serranos, às 23h.
O encerramento dos Festejos ocorre no domingo (20), data em que a programação começa com a Parada Artística e o Desfile de Cavalarianos, às 14h30, na Avenida Sinimbu. Nos Pavilhões da Festa da Uva, haverá apresentação de danças tradicionais gaúchas às 15h, show do Grupo Sanfonaço às 16h e o baile de encerramento com o Grupo Cordiona, às 18h30min. O último dia também tem Festival de Trovadores, com modalidades como Trova Campeira, Trova de Martelo e Trova Estilo Gildo de Freitas.
Além dos shows, a programação reúne diferentes modalidades de competições tradicionalistas. Estão previstos concursos de declamação, danças tradicionais, chula, gaita botão, gaita piano, violão e solistas vocais, envolvendo categorias que vão do pré-mirim ao adulto e veterano. As atividades são distribuídas entre três palcos ao longo dos festejos.
Ingressos
O acesso ao parque é gratuito nos dias 10, 14, 15, 16 e 17 de setembro. Nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20, a entrada custa R$ 17. O Cartão Tradicionalista dentro da validade garante acesso gratuito.
Nesses mesmos dias, a meia-entrada custa R$ 8 para crianças de 7 a 12 anos, estudantes com documento nacional atualizado e válido, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência, com direito a um acompanhante.
Principais atrações
10/09 — 21h30min: Joca Martins
13/09 — 19h: Jorge Guedes
13/09 — 21h: João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo
15/09 — 21h30min: Walther Morais
17/09 — 21h30min: Cristiano Quevedo
18/09 — 21h30min: Leonel Gomes
18/09 — 23h: Os Monarcas
19/09 — 20h: Grupo Macuco
19/09 — 21h30min: Quarteto Coração de Potro
20/09 — 16h: Grupo Sanfonaço
20/09 — 18h30min: Grupo Cordiona