Feira começou oficialmente nesta sexta-feira oferecendo produtos hortifruti da estação
A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou nesta sexta-feira (20) a operação de mais um Ponto de Safra no município. A nova unidade funciona na EPI Floresta, localizada na Rua Machado de Assis, no bairro Floresta, com atendimento às sextas-feiras, das 11h às 19h30min. A proposta é atender principalmente usuários do transporte coletivo.
A abertura contou com a presença de autoridades municipais, representantes do Estado e feirantes. O prefeito Adiló Didomenico destacou a importância de ações voltadas ao setor agrícola, mencionando as dificuldades enfrentadas pelos produtores, como eventos climáticos e variações de preços.
Também participou do ato a assessora regional da Casa Civil do Estado, Paula Ióris, citada pelo secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rudimar Menegotto, como apoiadora da iniciativa desde visitas técnicas realizadas a outras cidades. Ao final da cerimônia, representantes do Executivo e do Estado receberam cestas de produtos entregues por integrantes da Associação de Produtores (Assofeps) e da SMAPA.
De acordo com a Prefeitura, o novo ponto contará semanalmente com uma agroindústria, vendedores de banana e cinco associações de produtores rurais que comercializam hortifrutigranjeiros. A ação tem apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e da concessionária Visate.
Esta é a segunda experiência do modelo em Estações Principais de Integração (EPIs). A primeira foi implantada em setembro do ano passado na EPI Imigrante. Conforme a Secretaria da Agricultura, a avaliação interna da iniciativa tem sido positiva.
O Ponto de Safra comercializa hortigranjeiros em porções pré-definidas, com preço fixo. Atualmente, cada sacola é vendida por R$ 3,00. O peso dos produtos varia semanalmente, conforme a cotação divulgada pela Ceasa Serra.
Além da unidade na EPI Floresta, o Ponto de Safra ocorre às sextas-feiras nos seguintes locais:
- Rua Treze de Maio, entre as ruas Sinimbu e Avenida Júlio de Castilhos, das 6h às 16h;
- Rua Moreira César, entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu, das 6h às 17h;
- Praça Dante Alighieri, das 6h às 17h;
- EPI Imigrante, das 11h às 19h30min;
- EPI Floresta, das 11h às 19h30min.