Mudança definida pelo DetranRS passa a valer a partir desta quarta-feira e segue novo manual da Senatran
O exame de baliza deixa de ser exigido no processo de primeira habilitação no Rio Grande do Sul. A mudança foi definida pelo DetranRS após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção, no último domingo (1º), pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e entra em vigor a partir desta quarta-feira (4).
Com a atualização, a avaliação prática passa a ser concentrada na etapa de circulação, em que o candidato percorre um trajeto em via pública, sob condições normais de trânsito. O percurso permanece nos mesmos moldes já adotados, avaliando condução, respeito à sinalização e comportamento do motorista. Ao final da prova, o candidato deverá realizar apenas a manobra de estacionamento do veículo.
A decisão adotada no âmbito estadual está alinhada às diretrizes nacionais estabelecidas pela Senatran e segue o que prevê a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que instituiu a CNH do Brasil e promoveu alterações nas normas de formação de condutores em todo o país.
Segundo o DetranRS, a mudança busca padronizar os exames práticos conforme o novo manual, priorizando a avaliação do candidato em situações reais de circulação no trânsito.