Ideas ainda não repassou os salários aos profissionais da saúde
A área da saúde de Caxias do Sul enfrenta instabilidade nas últimas horas devido a uma paralisação parcial do atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e da Zona Norte. A greve é resultado do não pagamento aos médicos. Além disto, os funcionários das UPAs relataram não terem recebido valor do piso salarial, o qual deveria ter sido pago até a data de terça-feira (20).
A Prefeitura, em nota, esclareceu que o Município realizou, no dia 07 de janeiro, o repasse mensal referente aos contratos de gestão das UPAs, bem como, no dia 09, o repasse do complemento do piso nacional da enfermagem, ambos dentro dos prazos previstos. Porém, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), responsável pela administração das UPAs, não repassou o valor aos funcionários.
O secretário de Saúde, Rafael Bueno, relatou em suas redes sociais que o contrato com a empresa pode ser rescindido.
“Infelizmente a empresa Ideas não está cumprindo o pagamento aos trabalhadores, que é o piso nacional da enfermagem e aos médicos. Já estamos tomando todas as medidas administrativas. Estamos tentando entrar em contato com a empresa, porque eles – se somem – e estamos exigindo de imediato o cumprimento das cláusulas. Caso isso não seja feito, nós iremos rescindir o contrato e chamar a próxima colocada. Já mais admitiremos que os funcionários não recebam seus salários em dia, bem como a nossa população não seja assistida no momento quando ela procura o atendimento em saúde“.