De acordo com o Boletim, o ex-mandatário segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose, contudo, precisou realizar uma complementação de bloqueio anestésico após novos episódios de soluço
O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado no Hospital DF Star e deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31), revelou o mais recente boletim médico. “O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional”, diz o documento, acrescentando que o ex-mandatário “apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais”.
De acordo com o Boletim, o ex-mandatário segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose.
Bolsonaro foi submetido nesta terça-feira (30) um novo procedimento para amenizar o quadro recorrente de soluços. A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em sua conta no Instagram. Este foi o terceiro bloqueio anestésico do nervo frênico ao qual Bolsonaro é submetido desde que passou por cirurgia recente.
O primeiro procedimento foi realizado no sábado (27) após uma crise intensa de soluço na noite anterior, que provocou dificuldades para dormir. Na ocasião, o bloqueio foi feito no lado direito do nervo. Na segunda-feira (29), foi realizado um novo procedimento para o bloqueio, desta vez direcionado ao lado esquerdo. Michelle não informou como seria a aplicação nesta terça-feira. A equipe médica de Bolsonaro não se pronunciou até o momento.
Condenado a 27 anos e três meses de prisão, Bolsonaro estava detido em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Após perícia médica, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a internação para a realização da cirurgia.
O que é hérnia inguinal bilateral e como é a cirurgia
A hérnia acontece quando há uma frouxidão ou abertura na parede abdominal/pélvica que permite o extravasamento de alças do intestino ou de outros tecidos por meio dessa abertura. O quadro leva à formação de um caroço e pode trazer dor e desconforto, em especial durante esforço físico. Quando esse extravasamento ocorre na região da virilha, a hérnia é chamada de inguinal. Ela é considerada bilateral quando atinge a virilha direita e a esquerda simultaneamente.