Definição ocorreu em chapa única durante sessão desta quinta-feira (11)
O vereador Wagner Petrini (PSB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul para o exercício de 2026. A escolha ocorreu durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), que confirmou a formação da nova Mesa Diretora em chapa única. A posse do grupo está marcada para o dia 5 de janeiro, no plenário do Legislativo. Até o fim deste ano, a presidência permanece com Lucas Caregnato (PT).
Após ser confirmado no comando do Legislativo para o próximo ano, Petrini agradeceu o apoio dos colegas e mencionou a relação construída com o Executivo, já que exerce a função de vice-líder do governo Adiló Didomenico na Câmara. Em discurso, afirmou que pretende manter um estilo de atuação que definiu como simples e voltado ao diálogo. Disse ainda que vai buscar preservar a autonomia entre os poderes e reforçar uma relação institucional de respeito.
O vereador também destacou que pretende dedicar parte da gestão às celebrações dos 30 anos da atual sede do Parlamento caxiense. Segundo ele, iniciativas já desenvolvidas pela TV Câmara, como o Projeto Memórias, podem servir de base para ampliar registros históricos da Casa. Petrini lembrou ainda que o canal deve ter sinal aberto em breve, o que deve ampliar o alcance das transmissões e permitir que a programação chegue a municípios vizinhos.
A votação desta quinta-feira definiu ainda os demais integrantes da Mesa Diretora para 2026. Edson da Rosa (Republicanos) assume a vice-presidência, enquanto o atual presidente, Lucas Caregnato, fica responsável pela segunda vice-presidência no ano seguinte ao fim de sua atual gestão. A primeira secretaria vai ser conduzida por Alexandre Bortoluz, o Bortola (PP), e a segunda secretaria fica a cargo de Andressa Mallmann.

Sobre Wagner Petrini
Petrini está em seu segundo mandato no Legislativo e foi reeleito em 2024 com 3.056 votos. Aos 40 anos, é formado em Gestão Pública e já atuou como empresário e promotor de eventos. No Parlamento, presidiu comissões ligadas ao desenvolvimento urbano e habitação e, em 2025, ocupa a vice-presidência da Mesa Diretora. Também foi secretário municipal da Habitação entre 2023 e 2024. Sua trajetória política inclui passagens por funções comunitárias e partidárias, como a vice-presidência de associação de moradores no Desvio Rizzo, a atuação na Juventude do PSB e trabalhos na área de políticas públicas para jovens.