Agendamentos já foram feitos pelas UBSs de referência, e exames ocorrerão durante a semana, da 20h à meia-noite e, aos finais de semana, das 8h às 20h
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Central de Exames, realizará um mutirão para reduzir as filas de ecografias, que chegam a milhares de exames. Esse procedimento, marcado pelos usuários antecipadamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência se inicia nesta quinta-feira (4). Durante a semana, os horários de atendimento na Central de Exames, que fica no prédio da SMS (em cima da UPA Central) serão realizados das 20h à meia-noite e, aos finais de semana, das 8h às 20h. O mutirão começa hoje, mas os primeiros agendamentos já foram realizados. A média normal mensal de procedimentos é de cerca de 800 ecografias. A meta é executar quase 400 exames extras até 21 de dezembro, mas esse número deve aumentar.
O número de atendimentos foi estabelecido com base na disponibilidade dos médicos. Estima-se realizar pelo menos três ecografias por hora, ou seja, uma a cada 20 minutos. Esse dado pode variar dependendo da quantidade de profissionais que puderem participar. A Central dispõe do equipamento necessário e permitirá aumentar significativamente o número de ecografias. A previsão de atendimento para este ano é até antes do Natal, mas com retomada em janeiro e, se necessário, em fevereiro e março, para dar continuidade ao projeto. A estimativa é dobrar a quantidade de ecografias realizadas normalmente. Além de reduzir a lista de espera, o mutirão visa aumentar a capacidade mensal de exames, evitando futuros acúmulos.
Atualmente, a ecografia abdominal é a mais solicitada, seguida pela de articulações, ambas priorizadas no mutirão. É importante ressaltar que a prioridade será dada aos pacientes que necessitam dos exames com urgência para fins de diagnóstico ou em casos com suspeitas de condições potencialmente mais graves.
Para o secretário da Saúde, Rafael Bueno, esse mutirão é fundamental para reduzir as filas até zerá-la.
“É mais uma ação da Secretaria visando minimizar as filas, sempre priorizando os casos mais delicados e que têm preferência. Esses mutirões, essas parcerias, vão se tornar mais rotineiras daqui para a frente“, destacou Bueno.
O diretor da Central, Bruno César Muner, destaca a importância desse procedimento inovador:
“O objetivo é reduzir significativamente a lista de espera. Nossa proposta envolve convocar médicos para atuarem em horários extras. Foi autorizado o pagamento de horas extras para que esses profissionais possam atender fora do expediente regular. A prioridade é atender pacientes que aguardam há mais tempo e que necessitam de avaliação urgente. As UBS entrarão em contato com os pacientes, agendando os exames. Os pacientes vão confirmar a participação e comparecer à Central de Exames em horários alternativos estabelecidos.”