Executivo pretende realocar uma escola municipal no local. FAP seguirá utilizando as instalações no período noturno em um acordo inicial de seis anos
Foi anunciado na manhã desta quarta-feira (3), em um evento no Espaço Cultura, princesa Érica Carlesso Furlin, que a Prefeitura de Antônio Prado vai adquirir o prédio da Faculdade de Antônio Prado (FAP).
O terreno onde o prédio foi construído já pertence ao Executivo e havia sido doado para a construção da instituição de ensino superior. A FAP devolverá o espaço e negociará a venda do prédio que foi construído no local. Também ficará acordado com o município a continuidade da utilização do espaço para as atividades da instituição, no turno da noite, pelo período de seis anos. A Faculdade existe desde 2019 e atualmente conta com 380 alunos matriculados.
O diretor-executivo da FAP, Eduardo Rubini comentou em sua fala que na época em que a instituição foi construída o intuito era facilitar o acesso ao ensino superior no município e ofertar opções presenciais, porém com o passar dos anos seguir com esse modelo de expansão física se torna inviável.
“Há alguns anos atrás em uma demonstração de confiança a Prefeitura nos cedeu um terreno para construir a instituição e nosso intuito era ampliar a oferta de ensino. Nos últimos anos muitas mudanças ocorreram na área da educação e nossa decisão não é uma renúncia, mas sim uma decisão estratégia que vem de encontro aos dias e necessidades atuais,” disse o diretor pedagógico da FAP, Pedro Bocchese.
Com a compra, o Executivo pretende destinar o prédio para a instalação de uma escola municipal que receberá alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde. “É com alegria que compartilho com vocês esse passo importante que é a aquisição de um novo espaço que receberá uma escola. Será uma fase de crescimento, investimento e inovação”, salientou a secretária Municipal de Educação, Maria Cecília Zulian.
“Será um novo momento para nossa gestão que está investindo e ampliando a oferta de vagas na Educação. Agora que estamos entre as melhores Vilas Turísticas do mundo precisamos preparar a próximas gerações para receber turistas e melhorar cada vez mais a estrutura e a qualidade de ensino de nosso município”, frisou o prefeito Roberto José Dalle Molle.
A expectativa é que a escola, que será divulgada em breve, seja transferida para o local já no próximo ano.