Ação cumpriu mandados em Caxias do Sul e outras cidades gaúchas, determinando o bloqueio de bens e contas que somam R$ 4 milhões
A Polícia Federal desencadeou, nesta terça-feira (2), a Operação AVALOP, destinada a desarticular um grupo criminoso acusado de fraudar empréstimos e financiamentos bancários na Caixa Econômica Federal (CEF) de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A investigação identificou que o esquema contava com a participação de um servidor público da própria agência.
A operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Cachoeirinha. Além disso, foram determinadas medidas cautelares patrimoniais expedidas pela 22ª Vara Federal de Porto Alegre, incluindo o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens que totalizam aproximadamente R$ 4 milhões.
Segundo a PF, o grupo utilizava empresas, muitas delas de fachada, para obter de forma fraudulenta financiamentos e empréstimos junto à instituição financeira. As evidências reunidas no inquérito apontam para um esquema estruturado, que contava com a facilitação interna do funcionário público investigado.
Os envolvidos poderão responder por crimes contra o sistema financeiro, corrupção ativa e passiva, além de associação criminosa. A Polícia Federal segue com as análises de material apreendido para aprofundar as investigações.