Região da Serra está classificada em alerta laranja
O avanço de uma frente fria oceânica deve provocar tempestades com granizo, rajadas de vento, chuva forte e raios em diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (28). O alerta foi atualizado pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) nesta quinta (27).
As instabilidades devem se concentrar na Metade Leste do Estado, atingindo áreas da Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte. A Defesa Civil alerta para ventos que podem superar 90 km/h, com potencial para microexplosões.
Níveis de risco nas regiões
– Verde (normal): Oeste e parte do Noroeste — Uruguaiana, São Borja, Alegrete, Santa Maria, Santa Rosa e Santo Ângelo.
– Amarelo (atenção): Faixa central e sul — Bagé, Piratini, Rio Grande, Cruz Alta, Soledade e parte de Passo Fundo.
– Laranja (alerta): Leste e Nordeste — Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gramado, Osório, Pelotas e Rio Pardo.
– Branco: Área litorânea e parte da Campanha (sem classificação).
Não há regiões em vermelho (severo) ou roxo (extremo).
Como será o avanço das instabilidades
Durante a madrugada de sexta, a frente fria deve gerar temporais isolados no Sul do Estado, com risco de granizo e rajadas de vento. Entre o final da manhã e a tarde, as tempestades ganham força na Costa Doce, Região Metropolitana da Capital, Vales, Serra, Nordeste e Litoral Norte — com possibilidade de granizo grande e ventos intensos.
Nas regiões Centro, Norte, Litoral Médio e parte da Campanha, a previsão é de chuva moderada a pontualmente forte, com descarga elétrica, queda de granizo e rajadas de vento. Os acumulados devem variar entre 10 e 40 mm, podendo chegar a 50 mm na Serra, Costa Doce e Sudeste.
A tendência é de tempo mais estável no sábado (29) na maior parte do Estado. Apenas o Oeste e parte da Campanha podem registrar temporais isolados, com acumulados entre 5 e 30 mm.