Time carioca dominou o primeiro tempo; o tricolor chegou a reagir após o intervalo, mas não conseguiu a virada
O Grêmio voltou a oscilar e foi derrotado por 3 a 2 pelo Botafogo, neste sábado (22), no Engenhão. A equipe de Mano Menezes teve um primeiro tempo fraco, reagiu após intervalo, mas não conseguiu evitar mais um tropeço na reta final do Brasileirão.
Mano promoveu seis alterações no time em relação à vitória sobre o Vasco, no meio da semana. Noriega e Edenilson retornaram de suspensão, enquanto Cuéllar, Alysson, Lucas Esteves — utilizado como meia — e André Henrique entraram nas vagas dos poupados Arthur, Pavon, Cristaldo e Carlos Vinícius. A tentativa de dar fôlego novo não funcionou.
O Grêmio apresentou pouca intensidade, marcou mal e quase não produziu ofensivamente. Terminou o primeiro tempo com apenas três finalizações e abriu muitos espaços ao adversário. O Botafogo aproveitou: Cuiabano, ex-gremista, abriu o placar aos 14 minutos após rebote na área. Quatro minutos depois, Arthur fez 2 a 0 ao driblar Gustavo Martins e bater na saída de Volpi.
No segundo tempo, Mano precisou desfazer parte da própria estratégia. Pavon e Cristaldo entraram nas vagas de Alysson e Lucas Esteves e mudaram o ritmo da equipe. Logo aos 3 minutos, Pavon cruzou da direita e André Henrique descontou, recolocando o Grêmio no jogo.
O time gaúcho teve mais presença ofensiva e criou novas chances, como o chute de Cuéllar defendido por Léo Linck. O jogo ficou aberto, mas o Botafogo continuou encontrando mais facilidades. Após escanteio, Marçal marcou o terceiro de cabeça aos 37.
Nos acréscimos, Pavon encontrou Carlos Vinícius na pequena área, que fez o segundo gremista, mas o gol saiu tarde demais para buscar o empate.
Situação e próximos jogos
Com a derrota, o Grêmio permanece com 43 pontos e aumenta a sequência sem conseguir duas vitórias consecutivas — algo que não acontece desde junho. A rodada ainda pode empurrar o clube para baixo na tabela. O próximo compromisso é na terça-feira (25), contra o Palmeiras, na Arena. Depois, o Tricolor encerra o Brasileirão enfrentando Fluminense e Sport.