Homenagem ocorreu nesta quarta (19) em sessão solene no Legislativo
O senador caxiense Paulo Paim (PT) recebeu o Prêmio Caxias na noite desta quarta-feira (19), durante sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A indicação partiu do presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato (PT). A honraria é concedida a personalidades com atuação reconhecida pelo Legislativo.
No discurso de apresentação, Caregnato destacou a proximidade da data com o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta (20) e lembrou que Paim é, atualmente, o único senador negro do país. O vereador também citou episódios da juventude do parlamentar em Caxias, incluindo restrições impostas a pessoas negras na vida social da cidade.
Durante o evento, Paim mencionou sua trajetória e a influência da família na formação pessoal e política. O senador reforçou pautas que costuma defender em Brasília, como ações afirmativas, políticas de inclusão e legislações voltadas a idosos, pessoas com deficiência e grupos vulneráveis.

Religiosos de matriz africana participaram da solenidade, e autoridades aproveitaram a presença do parlamentar para apresentar demandas locais. O prefeito Adiló Didomenico afirmou que Paim tem atuado em favor de interesses do município, enquanto o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, entregou um ofício do Hospital Pompéia pedindo recursos para o pronto-socorro.
Também participaram da sessão o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pepe Vargas (PT), que citou projetos de Paim como os Estatutos do Idoso e da Igualdade Racial, e a deputada federal Denise Pessôa (PT), que destacou o papel do senador nas pautas de direitos humanos. Representantes de entidades locais, como o Sindiserv, também se manifestaram.