Símbolo da cidade havia sido roubado em 2011
Na manhã desta quarta-feira (19) foi reinaugurado o monumento “A Eterna Continência”, homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. O ato na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, foi organizado pela Associação de Amigos do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (Soaconca).

O busto, que havia sido inaugurado em 1959 e furtado em 2021, foi refundido no mesmo molde do anterior e foi certificado pelo Patrimônio Histórico do Exército dando fidedignidade ao monumento. A cerimônia desta quarta ocorreu 66 anos depois da inauguração, marcando a entrega do restauro. O trabalho foi viabilizado com o patrocínio e apoio de entidades, empresas e cidadãos.
Em seu pronunciamento, o prefeito Adiló Didomenico ressaltou que o principal símbolo do Duque de Caxias na cidade foi reparado graças à Soaconca, ao Exército Brasileiro e tantos voluntários que se envolveram, devolvendo um busto totalmente revitalizado ao centro da cidade.
“É importante lembrar que Caxias tem hoje um centro de monitoramento com 400 câmeras, mais 75 LPR, que melhoraram muitos índices de segurança em Caxias do Sul, graças também ao trabalho integrado dos órgãos de segurança. E a gente vai continuar aumentando o número de câmeras, para que as famílias tenham condições de fazer aquilo que fizeram ontem, caminhando na Av. Júlio de Castilhos e na Estação Férrea. Então hoje, mais do que a inauguração do busto, é um gesto para que o caxiense recupere sua autoestima. Saiba que a cidade devolveu ao maior soldado brasileiro, símbolo e patrono do Exército Brasileiro, de volta aquilo que nunca deveria ter perdido”, discursou.

Monumento foi reinaugurado um dia após o início dos festejos de Natal na cidade
Foi aberto, ainda na noite de terça-feira (18) o Brilha Caxias 2025. Na programação, ocorreu o acendimento das luzes na área central e foi entregue a primeira etapa da obra de revitalização do Largo da Estação Férrea, com a presença do Governador Eduardo Leite e show da Família Lima, além da chegada do Papai Noel e inauguração do Monumento dos 150 anos da Imigração Italiana.
A roda gigante, instalada na Praça Dante Alighieri, e o túnel de led na Avenida Júlio de Castilhos, garantiram experiências encantadoras e são novos pontos de encontro da comunidade. Na Estação Férrea, o público acompanhou a cerimônia de abertura oficial pelo Prefeito Adiló Didomenico e o Vice-prefeito Edson Néspolo e demais autoridades e o momento de celebração e fé com com o acendimento de velas que os participantes receberam ao chegar.
Com uma agenda intensa e diversificada, o Brilha Caxias reúne, até o dia 28 de dezembro, espetáculos, shows, concertos, cortejos itinerantes nas ruas do centro, feiras e ações em bairros e distritos.
