Falha afetou plataformas como ChatGPT, X, Spotify, Uber e AWS; empresa diz que já iniciou recuperação do sistema
Uma queda na Cloudflare, rede global especializada em infraestrutura e distribuição de conteúdo na internet, provocou instabilidade em diversos sites e aplicativos na manhã desta terça-feira (18). A falha afetou serviços de grande volume de tráfego e dificultou o acesso a plataformas usadas mundialmente.
Segundo dados do Down Detector, mais de 5 mil relatos de erro foram registrados durante o pico da instabilidade. A própria plataforma de monitoramento também apresentou dificuldades de acesso, já que utiliza a infraestrutura da Cloudflare.
Entre os serviços afetados estavam ChatGPT, X (antigo Twitter), Canva, Discord, Grindr, Spotify, PayPal, Amazon Web Services (AWS) e Uber, entre outros.
De acordo com o especialista em tecnologia e marketing Thiago Muniz, professor da FGV e CEO da Receita Previsível, a dimensão do problema ocorre devido ao alcance da empresa. “Como a Cloudflare tem pelo menos 20% dos sites do mundo em sua rede de serviços, se ela tem instabilidade parece que a internet caiu ou que todos os sites deram problema”, explica.
Em nota oficial, a Cloudflare afirmou que realizou “as alterações necessárias para a recuperação do sistema” e que os níveis de erro retornaram aos padrões anteriores ao incidente. O acesso já foi restabelecido em Londres, e a equipe segue trabalhando para normalizar completamente o serviço em outras localidades.