Evento estadual marcou a retomada do encontro da juventude católica após sete anos
Cerca de 4 mil jovens das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul participaram, neste sábado (15), da quarta edição do Bote Fé, realizado no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul. O encontro, que ocorreu das 10h às 22h, teve 12 horas de programação com música, oração, confissões, oficinas e integração.
A abertura contou com o ícone de Maria, símbolo das ações juvenis da Diocese de Caxias do Sul, seguida de missa presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial da juventude no Regional Sul 3, Dom Darley José Kummer. A celebração foi concelebrada por Dom José Gislon, bispo diocesano; Dom Alessandro Ruffinoni, bispo emérito; Dom Carlos Rômulo, de Montenegro; e Dom Jorge Pierozan, do Rio Grande, além de diversos padres.
Em homilia, Dom Darley convocou os jovens ao protagonismo. “Vocês são o agora de Deus, o agora da Igreja e o agora da sociedade. Ocupem o vosso lugar. Tenham coragem de anunciar Cristo e ser sementes de esperança”, afirmou.
Durante a tarde, oficinas temáticas abordaram vocação, escolhas de vida, inteligência artificial e exemplos de santidade juvenil. Houve ainda gincana e Feira Vocacional com diversas congregações religiosas. No palco, se apresentaram as bandas jovens “72 Peregrinos”, da Diocese de Cruz Alta, e “Essência de Cristo”, da Diocese de Vacaria, selecionadas pelo concurso “Minha Banda no Bote Fé”.
Com o mote “Bote Fé na Juventude, nas Vocações e na Esperança”, o encontro celebrou o plano de evangelização “Vim Matear Contigo” e o Jubileu dos Peregrinos da Esperança. A organização envolveu o Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB e a Diocese de Caxias do Sul, com apoio do Serviço de Animação Vocacional. Mais de 120 voluntários atuaram na estrutura do evento.
A jovem Taís Susin, de São Marcos, participou pela segunda vez. “É emocionante ver tantos jovens reunidos por um único objetivo. É lindo ver que a Igreja é viva, é jovem e é nossa”, relatou.
A programação encerrou com adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida por Dom José Gislon, e show nacional da banda Missionário Shalom, de Fortaleza.
Criado em 2012, o Bote Fé voltou a ocorrer após sete anos. A edição mais recente havia sido realizada em 2018, em Parobé. As marcações previstas para 2021 e 2024 foram canceladas pela pandemia e pelas enchentes, respectivamente.