Apesar do avanço do governador gaúcho, petista mantém vantagem de 13 pontos em eventual segundo turno para 2026
Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (13) mostra que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), tem ganhado espaço entre os possíveis nomes da oposição para a disputa presidencial de 2026. Apesar do avanço, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda venceria o gaúcho em eventual segundo turno, por 41% a 28%.
Os dados indicam uma leve redução da vantagem de Lula em relação aos adversários testados, mas o petista segue numericamente à frente em todos os cenários simulados. A pesquisa também avaliou confrontos diretos com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil), Michelle Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PSDB).
Contra Tarcísio, governador de São Paulo, Lula aparece com 41% das intenções de voto, diante de 36% do paulista — uma diferença que caiu de 12 para 5 pontos percentuais desde outubro. Já frente a Bolsonaro, há empate técnico: 42% a 39%, ante 46% a 36% na sondagem anterior. O ex-presidente, no entanto, está inelegível e não pode concorrer.
Nos outros cenários, o petista mantém vantagem: 38% a 33% contra Ciro Gomes, 40% a 35% diante de Ratinho Jr., 43% a 36% sobre Romeu Zema, 42% a 35% contra Ronaldo Caiado e 44% a 35% sobre Michelle Bolsonaro. Em confronto com Eduardo Bolsonaro, o placar é de 43% a 33%.
No primeiro turno, Lula também lidera todos os cenários testados. Quando confrontado com Leite, Bolsonaro, Ciro e Ratinho Jr., o petista soma 35%, seguido por Tarcísio (16%), Ciro (12%) e Zema (5%). Em simulações mais amplas, que incluem Eduardo e outros candidatos, o atual presidente mantém vantagem em torno de 30% a 35% das intenções de voto.
O levantamento, realizado entre 6 e 9 de novembro, ouviu 2.004 pessoas em entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.