Treinamento envolve Corpo de Bombeiros, Samu, Brigada Militar e visa fortalecer protocolos de segurança
O Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) realiza nesta terça-feira (11), um simulado de incêndio e evacuação de ambientes. A atividade ocorre durante a manhã, com início previsto para as 8h e duração aproximada de duas horas.
Organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a ação anual tem o objetivo de aprimorar os protocolos de segurança e garantir a preparação das equipes para agir em situações reais de risco. O exercício conta com a participação do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e da Fiscalização de Trânsito.
Durante o treinamento, alguns setores do hospital serão evacuados e vai haver o bloqueio temporário da BR-116, no trecho que passa em frente à instituição, na direção Centro–Ana Rech. A simulação busca reproduzir com fidelidade um cenário de emergência, permitindo testar e avaliar os procedimentos adotados.
“O treinamento se faz necessário para que estejamos sempre preparados para atuar da melhor forma diante das situações, priorizando a segurança e o cuidado com todos os pacientes, acompanhantes e colaboradores do HG”, destaca Ana Paula Pivotto, coordenadora de Recursos Humanos e do SESMT do Hospital Geral.
Atualmente, o HG conta com mais de 400 profissionais capacitados para atuar na prevenção e no combate a incêndios. Os brigadistas internos são responsáveis por identificar riscos, fiscalizar equipamentos de segurança e conduzir a evacuação de pessoas em caso de emergência.
O sistema de segurança contra incêndios do hospital inclui extintores, hidrantes, sinalização de rotas de fuga, iluminação de emergência e alarmes sonoros e visuais, todos com manutenção validada pelo Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) vigente.