Abertura preventiva ajuda a manter o nível da água abaixo do limite e evitar transtornos
Com a previsão de chuva intensa e acumulados elevados para esta sexta-feira (7), o Samae está mantendo aberta em 5% a comporta da represa São Miguel, no bairro Fátima, em Caxias do Sul. A medida, que vem sendo adotada desde o início da semana, busca reduzir o nível da água e prevenir riscos em caso de temporais mais fortes.
A São Miguel integra o Complexo Dal Bó, junto com as represas São Pedro e São Paulo, que garantem o abastecimento de cerca de 4,6% da população caxiense. Na manhã desta quinta-feira (6), o nível da represa estava 1 metro e 36 centímetros abaixo do vertedouro. Se o volume chegar próximo dos 80 centímetros, a abertura da comporta será ampliada.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de Caxias do Sul está em alerta devido à previsão de ciclone extratropical no Estado
De acordo com o diretor-presidente do Samae, João Uez, o trabalho é de antecipação. “As equipes estão atuando para diminuir o volume do lago e evitar transtornos à comunidade”, afirma. O excedente de água segue pelo Arroio Dal Bó até o Rio Tega.
A preocupação se deve à ocorrência de maio de 2024, quando o excesso de chuva levou ao risco de transbordamento da mesma represa e exigiu a abertura total da comporta. Segundo o Samae, estudos feitos depois da enchente confirmaram que o sistema funciona com segurança e que não houve danos à estrutura.
Todas as represas do município contam com Plano de Segurança de Barragens e passam por monitoramento constante das equipes técnicas.