Iniciativa da Associação de Amigos do 3º GAAAe prevê nova escultura e revitalização do entorno; reinauguração será em 19 novembro
A Associação de Amigos do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea – Grupo Conde de Caxias (SOACONCA) iniciou nesta semana as obras de restauração do monumento ao Duque de Caxias, localizado na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul.
Inaugurado em 19 de novembro de 1959, o monumento homenageia o patrono do Exército Brasileiro, cuja figura histórica também inspirou o nome do município. Em agosto de 2021, o busto original foi furtado, episódio que gerou grande comoção na comunidade caxiense.
O Projeto de Restauração do Monumento Duque de Caxias inclui a confecção de uma nova escultura e a revitalização do entorno. A iniciativa é financiada com recursos de empresas e cidadãos locais, engajados na preservação da memória histórica e cultural da cidade.
A reinauguração está prevista para 19 de novembro de 2025, às 9h, na Praça Dante Alighieri. A cerimônia deve reunir autoridades civis e militares, além de representantes da imprensa e da comunidade.
Furto e outros vandalismos
Em 2021, o busto em bronze foi levado por três homens durante a madrugada, segundo imagens de câmeras de vigilância. A placa original da inauguração, de 1959, já havia sido furtada anteriormente, sendo substituída em 2012. Até mesmo o obelisco comemorativo aos 100 anos da presença do Exército em Caxias, instalado em 2018, teve uma de suas peças metálicas arrancada.