Apresentação gratuita reúne orquestra, coral e solistas neste domingo (26), no Centro de Convivência da UCS
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promove neste domingo (26), o espetáculo “Música & Vozes para Celebrar a Cultura Italiana”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Estado. O evento, aberto à comunidade, ocorre a partir das 10h, no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A apresentação vai reunir a UCS Orquestra, regida pelo maestro Fábio Alves, o Coral Ítalo-Brasileiro, sob a regência de André Delair, os solistas Paola Delazzeri e Maicon Cassânego, além do pianista Rodolfo Wulfhorst. No repertório, estão clássicos da música italiana de compositores como Sergio Endrigo, Gigliola Cinquetti, Toto Cutugno, Giuseppe Verdi, Laura Pausini e Gaetano Donizetti.
O espetáculo conta ainda com a participação especial do ator e humorista Edgar Maróstica, que vai conduzir a apresentação com falas em talian, idioma formado a partir dos dialetos trazidos pelos imigrantes italianos.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, o evento é um gesto de reconhecimento à contribuição dos imigrantes italianos e seus descendentes. “O espetáculo é uma homenagem da Assembleia aos 150 anos da imigração italiana e a toda contribuição cultural que os imigrantes e seus descendentes trouxeram ao Estado”, afirmou.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, destacou que a data também representa um convite à reflexão sobre o legado imaterial deixado pelos antepassados. “Reconhecemos as heranças e vivemos, de geração em geração, o legado do trabalho dos imigrantes que nos configura e nos constitui. Porém, também é relevante lembrar a herança e o desejo por preservar a alegria de apreciar a vida, pois isso também nos ensinaram nossos antepassados”, ressaltou.