Tipos A-, AB-, AB+, B-, O- e O+ estão em nível crítico; Hemocs reforça que cada doação pode salvar até quatro vidas
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), emitiu um alerta para a situação crítica dos estoques de sangue no município. O balanço atualizado nesta terça-feira (21) aponta níveis críticos para os tipos A-, AB-, AB+, B-, O- e O+, enquanto A+ e B+ estão em estado de alerta.
O diretor-técnico do Hemocs, Roque Lorandi, destacou a necessidade urgente de reposição dos estoques e fez um apelo à população. “Nós estamos com estoques muito baixos e precisamos do auxílio, da colaboração e do altruísmo dos caxienses e das pessoas da região. Convido todos a virem ao nosso Hemocentro ajudar a salvar vidas”, afirmou.
O Hemocs é responsável por atender 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange toda a região Nordeste do Estado. O estoque é fundamental para garantir o suporte a hospitais e pacientes em situações de urgência e emergência. Segundo a SMS, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
As doações podem ser feitas de forma espontânea ou mediante agendamento pelo WhatsApp (54) 9 8418-8487 ou pelo telefone (54) 3290-4580. O Hemocentro está localizado na Rua Ernesto Alves, nº 2.260, ao lado da UPA Central, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h.
Foto: Depositphotos