Hemocs de Caxias do Sul fará apresentação das demandas nos próximos dias
Uma parceria entre a Prefeitura de Caxias do Sul, juntamente com o Hemocentro do Estado, prevê uma economia significativa de agora em diante. O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, reuniu-se na quinta-feira (16) com a gerente do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), Cátia Brodt, para começar a alinhavar ações de acordos para benefícios aos usuários e otimização de recursos para Hemocs de Caxias do Sul. Segundo ele, com a parceria será possível economizar até R$ 2,5 milhões anuais, que serão revertidos para dar mais atenção à saúde pública e executar mais projetos.
Os técnicos da SMS farão levantamentos das demandas e encaminharão ao Hemorgs, com previsão de ações a curto, médio e longo prazos. Bueno estima que pelo menos sete servidores do Hemocs poderão ser realocados para outras áreas, também essenciais para a saúde. Atualmente, o Hemocentro de Caxias do Sul conta com 52 profissionais. A média diária de coleta de sangue chega a 50 bolsas por dia, e a meta é aumentar essas coletas, com divulgações e campanhas.
A diretora estadual destacou que o Hemocs sempre foi uma referência para o Estado e disse ter vindo cinco vezes à cidade, mas nunca existiu algum tipo de encaminhamento prático como o alinhavado ontem, por isso, falou sobre a importância de dar esse suporte em materiais e serviços para a cidade, que é referência para mais 48 municípios da região.
“Já fizemos algumas negociações com cidades importantes, temos ótimos exemplos em outros Estados, e chegou a vez de Caxias do Sul. Vamos identificar as necessidade e construir alternativas com racionalidade “, destacou Cátia Brodt.
Para Rafael Bueno, a otimização de recursos e economia trarão ainda mais benefícios.
“Com a absorção de serviços por Porto Alegre e o remanejo de servidores especializados, quem mais ganha é a população que necessita, por exemplo, da atenção primária”, destacou Bueno, ressaltando que os Hemocentros precisam estar interligados e lamentando o fato de não ter havido essa intermediação em anos anteriores.
Também participaram da reunião Roberto Roveda, diretor da Central de Exames Complementares da SMS, e Roque Lorandi, diretor técnico do Hemocs.
Lorandi destacou a importância da gestora estadual ter vindo a Caxias e a parceria que está sendo montada.
“Estamos muito felizes pelo olhar do secretário Bueno ao Hemocentro, porque doar sangue é salvar vidas. O serviço precisa de atenção e aprimoramento, desse olhar também estadual, do cuidado, já que é tão importante, que atende a tantas pessoas, 1,2 milhão de habitantes da região da Serra. Então, agradecemos demais a visita, olhar o empenho do secretário e da diretora estadual para manter esse serviço, que trará muitos resultados.”