Evento terminou neste domingo com show de Claus e Vanessa e homenagens ao Patrono Pedro Guerra e ao Amigo do Livro Ernani Carraro
A 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul terminou neste domingo (12) com uma cerimônia marcada por emoção, música e celebração. O evento reuniu o Patrono Pedro Guerra, o Amigo do Livro Ernani Carraro, autoridades, livreiros e público na Praça Dante Alighieri.
Segundo a organização, a edição de 2025 recebeu 134.804 visitantes e registrou a venda de 32.276 livros. Após o toque simbólico da sineta de encerramento, os organizadores e homenageados circularam pelas bancas entregando rosas aos livreiros.
Durante a cerimônia, a representante da Associação dos Livreiros Caxienses, Maria Helena Lacava, destacou o slogan desta edição, “No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação”. “Cito as palavras saudade e esperança já pensando na próxima feira. Vamos ler mais e mais”, disse ela.
O Amigo do Livro, Ernani Carraro, agradeceu a todos os envolvidos e afirmou ter vivido 17 dias inesquecíveis. “Me sinto maior e melhor. Tenho certeza de que vou acordar amanhã com saudades”, afirmou, emocionado.
O Patrono Pedro Guerra, o mais jovem da história da Feira, também agradeceu o reconhecimento. “Estou muito contente. Do jeito que foi, foi lindo. O sentimento é de gratidão. Foi uma viagem gratuita e inesquecível”, declarou.
A secretária de Cultura, Tatiane Frizzo, ressaltou o trabalho coletivo que garantiu o sucesso da Feira. “A gente espera que as pessoas continuem cultivando o hábito da leitura. É papel da Secretaria valorizar os novos escritores. Queremos agradecer a cada pessoa que passou pela Feira”, afirmou.
Neste ano, o evento contou com 24 bancas, sendo 18 no setor geral e seis dedicadas ao público infantojuvenil. Foram realizadas mais de 370 atividades, entre 60 sessões de autógrafos, 31 oficinas, 34 atrações musicais, 26 bate-papos literários, saraus, espetáculos de dança e contações de histórias.
O encerramento teve o show especial da dupla Claus e Vanessa, que celebrou 25 anos de carreira. O repertório incluiu o sucesso “Medo de Amar” e releituras de Raul Seixas, Nenhum de Nós, Paralamas do Sucesso e Jota Quest. Durante o fim de semana, o público também acompanhou contações de histórias, shows de mágica, peças teatrais e apresentações do Grupo Aquarela, em alusão ao Dia das Crianças.
No sábado, Pedro Guerra participou de uma concorrida sessão de autógrafos. “Alguns leitores apareceram com bebê de colo”, contou o patrono, relembrando momentos marcantes.
O coordenador da Feira, Cássio Felipe Immig, avaliou o evento como um sucesso. “Encerramos mais uma edição bastante satisfeitos. Fizemos ajustes na área próxima à Rua Dr. Montaury, e funcionaram bem. Criamos um circuito integrado entre a Casa da Cultura, o Sesc e o espaço do leitor, o que atraiu o público”, explicou. Ele também destacou o bom tempo durante os três fins de semana e a forte presença dos visitantes. “O plano era consolidar essa dinâmica e vamos trabalhar para aprimorá-la em 2026”, completou.
A organização informou que a lista dos livros mais vendidos será divulgada nesta segunda-feira (13).