MetSul alerta que o domingo será o dia de maior risco de tempo severo
O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul a partir do fim de semana, com a chegada de um novo sistema de baixa pressão que vai evoluir para um ciclone extratropical no início da próxima semana.
Conforme a MetSul Meteorologia, o domingo (12) será o dia mais crítico, com alto risco de temporais, chuva intensa e ventos fortes em diversas regiões do estado. Já no sábado (11), o tempo ainda será de sol entre nuvens na maior parte do território gaúcho, mas a instabilidade pode aumentar à noite, com chance de pancadas isoladas de chuva.
Domingo de tempo severo
No domingo, a situação será de mais atenção. O avanço da frente fria associada ao ciclone deve provocar temporais localizados, com possibilidade de queda de granizo, vendavais e acumulados elevados de chuva, principalmente no Oeste, Centro e Sul do estado.
Na segunda-feira (13), o ciclone já estará formado sobre o Atlântico, mas a circulação de ventos provocará fortes rajadas no Rio Grande do Sul. Vento entre 40 km/h e 70 km/h deve atingir a maioria das regiões, e em pontos do Sul e do Leste, como a região de Pelotas e o Litoral Norte, as rajadas podem chegar a 90 km/h, com risco de quedas de árvores, destelhamentos e cortes de energia.
O tempo começa a melhorar gradualmente no fim da segunda-feira em algumas áreas, embora ainda haja períodos de nebulosidade e chuva isolada. A partir de terça (14), o ciclone se afasta do continente, o vento perde força e o tempo tende a se firmar no estado, com temperaturas amenas e sensação de frio no amanhecer.
Nos demais estados do Sul e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, a frente fria ligada ao ciclone também vai provocar chuva e tempestades entre domingo e terça, com possibilidade de volumes altos e transtornos localizados.
Fonte: Correio do Povo