Servidor do gabinete do parlamentar Juliano Valim foi detido pela após ameaçar colegas na Câmara de Caxias do Sul
O assessor de bancada do PSD, Luiz Alberto Corrêa Boff, foi conduzido pela Brigada Militar na manhã desta quinta-feira (9) após um episódio ocorrido dentro da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Segundo apuração da reportagem da Rádio Solaris FM 99.1, o servidor, que atuava na equipe do vereador Juliano Valim, teria ameaçado colegas e se escondido no prédio por um período antes de ser localizado pela polícia.
Contra ele haveria uma denúncia por suposto assédio sexual e ameaça. Equipes da Brigada Militar se deslocaram ao local com duas viaturas para efetuar a detenção.
Em nota oficial, a Câmara de Vereadores informou que adotou medidas imediatas para resguardar a saúde mental e física das denunciantes, abriu um processo administrativo interno para apurar as condutas e exonerou o assessor ainda pela manhã. O Legislativo afirmou também que está cooperando com as autoridades e reafirmou seu compromisso com a transparência, a ética e o devido processo legal.
Valim, a quem o assessor estava vinculado, também se manifestou por meio de nota oficial. Ele afirmou que, ao tomar conhecimento da situação, determinou a exoneração do servidor e defendeu uma “apuração rigorosa” do caso, destacando que o Legislativo já está adotando as medidas necessárias.
A ocorrência segue em investigação, e a Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do episódio e das denúncias.
Nota oficial da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Manifestação sobre denúncia de assédio
A Câmara Municipal de Caxias do Sul manifesta-se, por meio desta nota oficial, acerca da denúncia de assédio recentemente tornada pública envolvendo um assessor parlamentar.
No momento em que o fato chegou ao conhecimento do Legislativo, por meio da formalização de boletins de ocorrência, foram adotadas imediatamente medidas para resguardar a saúde mental e física das denunciantes. O Parlamento atua em cooperação com as autoridades competentes e definiu, já nesta quinta-feira (09/10), a abertura de processo administrativo interno para apuração de condutas e responsabilidades.
Cabe ressaltar que o assessor denunciado foi exonerado ainda nesta manhã e que foi disponibilizado o serviço de atendimento psicossocial às denunciantes.
A Câmara reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e o encaminhamento do devido processo legal.
Nota oficial do vereador Juliano Valim (PSD)
Nota informativa
Venho a público me manifestar diante do ocorrido na manhã de hoje envolvendo meu assessor, destaco que foram feitas as denúncias e que será feita investigação para apurar o ocorrido.
Informo que a partir do momento que tomei conhecimento da situação procedi na exoneração do mesmo.
Exijo uma apuração rigorosa do caso, e medidas imediatas por parte da Câmara Municipal de Caxias do Sul já estão sendo tomadas.