Evento chega à 41ª edição com mais de 370 atividades, descontos em livros e novidades como café na praça e internet gratuita
A 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul começa nesta sexta-feira (26), às 18h, na Praça Dante Alighieri. A abertura terá discurso do patrono Pedro Guerra, presença de autoridades e, às 19h, o show Tributo a Tim Maia com Tonho Crocco e banda. Às 20h, a programação segue com a inauguração da exposição “Bichos”, de Gio e Doug, na Galeria Gerd Bornheim.
Com o tema “No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação”, a Feira segue até 12 de outubro com mais de 370 atividades. O público encontrará 24 bancas de livros com desconto de 20% e estrutura de 2,7 mil metros quadrados. Neste ano, a Praça Dante terá também um café e acesso gratuito à internet.
O primeiro fim de semana terá nomes de peso da literatura nacional. No sábado, às 15h, o poeta Allan Dias Castro conversa sobre “Poesia fora da bolha” com a jornalista Tríssia Ordovás Sartori. Às 17h, a Monja Coen participa do bate-papo “Calma no Caos”, mediado por Marcelo Mugnol.
Às 19h, a Galeria Gerd Bornheim recebe o debate “Narrativas de hoje que modificam o ontem”, com Eliane Marques, Lilian Rocha e Roberta Saldanha. No domingo, às 15h, Blandina Franco e José Carlos Lollo discutem literatura infantil no Palco Principal. Também às 15h, haverá homenagem a José Clemente Pozenato, autor de O Quatrilho.
Às 17h, o escritor Gilmar Marcílio conversa com Francisco Bosco sobre “A arte do diálogo”.
Música e artes
A programação musical inclui o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Municipal de Sopros, no sábado, às 10h. O fim de semana terá ainda apresentações de MPB, soul, danças folclóricas e o espetáculo cênico “Que Bixo é Esse?”, no Teatro Pedro Parenti.
No domingo, a Galeria Bornheim recebe o sarau “A Palo Seco: as poéticas da prosa”, às 18h.
Outras atrações
O evento também traz a quinta edição da Biblioteca Humana, no sábado, às 16h, com relatos de imigrantes do Haiti e Taiwan. O SESC promove atividades infantis e a Fundação Marcopolo apresenta a exposição “O Futuro Que Queremos” em um ônibus adaptado.
A Rua do Lazer estará aberta no sábado e domingo, das 12h às 18h, com brinquedos para crianças.
Expectativa de público
O coordenador da Feira, Cassio Felipe Immig, destacou as novidades e a previsão de tempo favorável:
“A edição deste ano traz Wi-Fi gratuito em toda a praça e um café. Com tantas atrações e previsão de temperaturas agradáveis, esperamos um primeiro fim de semana com muito público.”
A Feira é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e pela Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA), com financiamento do Pró-Cultura RS e apoio de empresas e instituições locais.