Mais de 80% dos estudantes dizem prestar mais atenção nas aulas sem o celular
Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmam prestar mais atenção nas aulas após a restrição ao uso de celulares em sala de aula, aponta pesquisa da Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info. O impacto é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental I (88%) e menor no Ensino Médio (70%).
O estudo, que ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores entre maio e julho de 2025, também mostra redução do bullying virtual, segundo 77% dos gestores e 65% dos professores. Entre os estudantes, 41% perceberam diminuição do problema.
Apesar dos ganhos, 44% dos alunos relataram mais tédio nos intervalos, e 49% dos professores notaram aumento da ansiedade dos estudantes sem o celular. A pesquisa indica diferenças regionais, com o Nordeste apresentando os melhores resultados (87%) e Sudeste e Centro-Oeste os menores índices de melhoria (82%).
Especialistas destacam que, embora a restrição tenha efeito positivo no aprendizado, medidas complementares são necessárias para lidar com bullying, tédio e ansiedade, e propor estratégias pedagógicas adequadas a cada faixa etária.
A lei que proíbe o uso de celulares pelos alunos em escolas públicas e privadas foi sancionada em janeiro de 2025.
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