Evento reuniu comunidade empresarial e médica em torno da saúde do coração
A reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul desta segunda-feira (15) marcou a celebração dos 30 anos do Hospital do Círculo, com homenagens aos gestores da instituição e palestra do cardiologista intervencionista Marcelo Sabedotti, chefe do Serviço de Hemodinâmica do hospital.
O médico destacou a importância da prevenção para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, que respondem por 30% das mortes anuais na região da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange Caxias do Sul e municípios vizinhos, e geram custo estimado de R$ 12 milhões por ano em internações.
“Caxias do Sul precisa se preocupar porque reúne fatores de risco adicionais”, explicou Sabedotti, citando genética, hábitos de vida, estresse e invernos rigorosos, que aumentam em 23% a incidência de problemas cardíacos. O perfil mais comum do paciente na região é homem, entre 40 e 65 anos, descendente de italianos, fumante ou ex-fumante e com pressão arterial elevada não controlada.
Durante a palestra, o cardiologista explicou como identificar e prevenir a aterosclerose, destacou sinais de alerta de síndromes coronarianas agudas e orientou sobre cuidados em caso de suspeita de infarto. “Dor no peito nunca é normal. Qualquer desconforto diferente do habitual deve levar a buscar atendimento médico imediatamente”, alertou. Ele também reforçou que a falta de ar súbita ou palpitações inesperadas podem indicar risco cardiovascular e devem ser avaliadas por profissionais de saúde.
Sabedotti ainda abordou a influência do estilo de vida e hábitos saudáveis na prevenção. Alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do estresse são decisivos para a saúde do coração, assim como a avaliação médica periódica. Sobre o consumo de vinho, o especialista explicou que, se moderado e já parte da rotina da pessoa, pode trazer benefícios, mas não deve ser consumido sem regramento, já que o álcool em excesso é prejudicial.
O cardiologista ressaltou que a medicina moderna, com equipamentos avançados e uso de inteligência artificial, permite diagnósticos mais precisos e individualizados, contribuindo para prevenção e tratamento mais eficazes.
Hospital referência
Inaugurado oficialmente em 8 de setembro de 1995, o Hospital do Círculo representou um avanço no ecossistema de saúde da região. Uma das suas principais características, totalmente disruptiva à época, é sua arquitetura horizontalizada e a integração com jardins naturais, bem como seus projetos de cuidado humanizado. Também sempre investiu forte em equipamentos tecnológicos e recursos humanos, tornando-se referência de alta complexidade para mais de 80 cidades do estado.
Em seus 30 anos de existência, foram mais de dois milhões de atendimentos e três milhões de exames. Outro número que chama a atenção é a de partos: mais de 46 mil pessoas nasceram no Hospital do Círculo. Atualmente, são mais de 1,2 mil funcionários e corpo clínico de aproximadamente 700 médicos.
Ainda para 2025, está prevista a inauguração da nova Hemodinâmica, com investimento superior a R$ 8 milhões. Em 2026, terá início a obra de revitalização dos leitos de internação, bloco cirúrgico, centro obstétrico e unidade de emergência.
Na abertura do evento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, destacou o papel do Hospital do Círculo como instituição filantrópica e associativa, que reinveste todos os recursos na própria estrutura. “O Círculo é uma prova de que a filantropia organizada pode construir soluções de bem-estar para a comunidade”, afirmou.
Sobre o Círculo Saúde
Fundado em 1934, o Círculo Saúde é reconhecido como uma das maiores e mais importantes organizações do Rio Grande do Sul. Atua na oferta de soluções integradas em saúde, sendo referência em atendimento humanizado, investimento em tecnologia e excelência em serviços.
Atualmente, está presente em 80 cidades de abrangência na Serra Gaúcha, Vale do Paranhana, Vale do Caí e Litoral Norte, possuindo 145 mil beneficiários, contando com 1.100 médicos e prestadores credenciados, além de mais de 1.100 profissionais colaboradores. Oferece planos de saúde completos, odontológicos e de acidente de trabalho, além de serviços de urgência e emergência, saúde ocupacional, planos e parcerias para descontos em redes de farmácias, entre outros.
Com 90 anos de atuação, possui hospital próprio com uma das mais modernas e completas infraestruturas de saúde, sendo referência no estado. As equipes profissionais do Hospital do Círculo mantêm times multidisciplinares de médicos intensivistas, médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Além disso, conta com 30 hospitais credenciados no Rio Grande do Sul.