Evento ocorre de 26 de setembro a 12 de outubro, na Praça Dante Alighieri e deve ter mais de 370 atrações
A 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi oficialmente lançada na manhã desta quarta-feira (3), no Teatro Pedro Parenti. Com o tema “No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação”, o evento vai movimentar a Praça Dante Alighieri entre 26 de setembro e 12 de outubro, oferecendo ao público mais de 370 atividades culturais ao longo de 17 dias.
A programação contempla 64 sessões de autógrafos, 90 contações de histórias, 26 bate-papos literários, 31 oficinas, cinco palestras, três saraus e nove espetáculos teatrais, além de música, dança, exposições, maratonas de leitura e saraus. Também haverá apresentações de bandas escolares, atividades do Passaporte da Leitura – que envolve 44 escolas municipais e a distribuição de 924 livros – e o funcionamento de 24 bancas de livros, sendo 18 no setor geral e seis no espaço infantojuvenil, numa estrutura de aproximadamente 2.700 metros quadrados.
Entre os autores confirmados estão Monja Coen, que fará palestra no dia 27 de setembro, Francisco Bosco, André Vianco, Allan Dias Castro, Eliane Marques, Bruna Beber, Kiusam Oliveira e a escritora caxiense Natália Borges Polesso, além de dezenas de autores locais. A abertura oficial será marcada pelo show “Tributo a Tim Maia”, com Tonho Crocco, e o encerramento terá apresentação da dupla Claus e Vanessa.
O patrono desta edição é o escritor Pedro Guerra, e o título de Amigo do Livro foi concedido ao ilustrador Ernani Carraro. A programação também prevê homenagens aos escritores Luis Fernando Verissimo, falecido em agosto, e José Clemente Pozenato, que morreu no ano passado — ambos ex-patronos da Feira.
Nesta edição, a identidade visual criada pela Desalinha Design UCS traz cinco cartazes diferentes, inspirados na trajetória dos imigrantes, em sintonia com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana.