Fundada em 1925, a escola surgiu como Grupo Escolar General Osório, em um casarão de madeira de dois andares
A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha promove na próxima quarta-feira (3), às 19h, uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca. O evento, aberto ao público, será realizado na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani.
Fundada em 1925, a escola surgiu como Grupo Escolar General Osório, em um casarão de madeira de dois andares, criado por meio do Decreto nº 3.445, durante a gestão do intendente Joaquim Mascarello. Sua inauguração ocorreu em 7 de setembro daquele ano, nas festividades cívicas do município.
Em 1940, a instituição passou a se chamar Grupo Escolar Frei Caneca, acompanhando a construção de um novo prédio. A história da escola se entrelaça com a trajetória da professora Maria Dal Conte, que atuou por muitos anos como docente e diretora. Como homenagem, a rua onde está localizada a escola recebeu seu nome.
Ao longo de um século, a Escola Frei Caneca mantém o compromisso com a formação da comunidade de Flores da Cunha, tornando-se um símbolo da história e da educação no município. Atualmente, a instituição conta com 323 estudantes, 25 professores e 8 funcionários, além de uma banda marcial com 29 integrantes.