Caso levanta suspeita de negligência familiar
Um menino de 9 anos foi levado já sem sinais vitais à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, em Caxias do Sul, na noite de terça-feira (26). Apesar das tentativas da equipe médica, que realizou mais de 50 minutos de reanimação, o óbito foi confirmado.
Na manhã desta quarta-feira (27), o corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML), onde deve passar por necropsia para identificar a causa da morte.
De acordo com relatos de funcionários da unidade, os responsáveis não permaneceram no local durante o atendimento. A mãe da criança teria retornado somente na manhã desta quarta-feira (27), quando conversou com profissionais de saúde e assistência social.
O caso deve ser investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Além da necropsia, um dos pontos em apuração é a demora no socorro prestado ao menino, levantando a hipótese de negligência familiar.
Confira nota oficial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o ocorrido:
Nota de esclarecimento SMS
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece a respeito menino de nove anos, que chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte na noite de terça-feira (26/08), em óbito. Por mais de 50 minutos a equipe de profissionais de saúde mobilizou-se para realizar manobras de reanimação. Todos os protocolocos de emergência necessários foram adotados e registrados nos documentos oficiais da unidade. No entanto, infelizmente, a situação não pôde ser revertida. O serviço social da UPA acionou a Polícia Civil e o Conselho Tutelar para acompanhamento do caso, no momento em que o menino chegou à unidade. O Ministério Público também acompanha a situação, que será investigada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Agora, o laudo da necropsia apontará as causas da morte da criança.