Tricolor perdeu oportunidades e somou 1 ponto em casa
O Grêmio entrou em campo na noite deste sábado pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena. Mesmo com o Grêmio tendo volume de jogo e colocado uma bola na trave, a partida diante do Ceará terminou empatada sem gols.
Mesmo com muita chuva durante todo o sábado, o gramado da Arena estava em boas condições para a partida. O Grêmio começou o duelo procurando adiantar a sua marcação no campo ofensivo para roubar a bola perto do gol adversário. Quando tinha a posse de bola, buscava acelerar a troca de passes. A primeira chegada foi aos oito minutos, em lançamento na extrema direita para Olivera que chegou ao fundo e fez o cruzamento, mas o lance foi impugnado por impedimento.
Depois disso, o Tricolor seguiu construindo boas jogadas e procurando as laterais do campo para alçar a bola na área cearense. Chegou em dois cruzamentos perigosos, mas a defesa do Ceará conseguiu afastar o perigo. Enquanto isso, defensivamente o Tricolor se mostrava seguro nas investidas da equipe visitante.
Aos 21 minutos, a defesa afastou com Balbuena e Olivera escorou no meio-campo para Alysson. Ele veio conduzindo em velocidade pela direita e carregou até a parte central. Logo desferiu potente chute da entrada da área e o goleiro Bruno Ferreira desviou na ponta dos dedos para escanteio. A pressão gremista seguiu aos 24 minutos em cruzamento de Marcos Rocha da intermediária ofensiva pelo lado direito. A bola fez a curva e caiu na segunda trave. Edenilson desviou de cabeça e novamente o goleiro Bruno Ferreira apareceu para abafar a conclusão e salvar.
A resposta do Ceará veio em seguida. Pedro Raul passou pela marcação e invadiu a área livre. Tiago Volpi abandonou a meta para chegar junto ao centroavante e fazer a defesa com o corpo, desta vez salvando o Tricolor. Em nova chegada aos 32 minutos, a melhor oportunidade até então no duelo. Novamente Alysson fez a jogada individual pelo lado direito da área para cruzar no segundo pau. Braithwaite veio batendo firme de canhota na caída da bola e a conclusão explodiu na trave esquerda. No rebote, Alex Santana chutou cruzado de primeira e a bola passou perto da trave esquerda. Grande chance!
A partir daí a partida ficou muito disputada e sem grandes ações ofensivas de cada lado. Perto dos 45 minutos, Balbuena passou pela marcação na saída de jogo e Aylon deu um carrinho por trás, lesionando o defensor gremista que saiu de campo. A arbitragem marcou a falta, mas sem apresentar cartão amarelo. Para não queimar uma troca, o Tricolor foi até o final da etapa com um a menos.
Para o segundo tempo, Balbuena e Edenilson deixaram o campo para as entradas de Wagner Leonardo e Riquelme. A primeira ação ofensiva de maior perigo foi aos sete minutos. Olivera recebeu a bola pelo lado esquerdo e encarou dois marcadores. Do bico da grande área trouxe para dentro a arriscou o chute rasante de direita. A bola fez um curva e o arqueiro defendeu sem dificuldades.
Aos 18 minutos, Alex Santana acelerou o passe pela esquerda e Olivera chegou em velocidade para cruzar forte a bola rasteira. Braithwaite conseguiu se adiantar ao zagueiro, mas acabou errando o desvio de chapa e a bola cruzou a área sem perigo.
Depois disso, o Grêmio buscava atacar, mas tinha dificuldade no acabamento das jogadas para levar efetivo perigo ao gol adversário. Tinha maior volume de jogo, porém sem transformar em conclusões. Em nova parada, Riquelme saiu lesionado para a entrada de André Henrique, e Olivera deixou o jogo e Aravena foi para o campo.
Em falta ensaiada do Ceará aos 31 minutos, a conclusão de dentro da área desviou no meio do caminho e Tiago Volpi de esticou para espalmar a bola no contrapé. Grande defesa do arqueio gremista.
Em bola alçada aos 35 minutos, a defesa do time adversário se atrapalhou e a bola ficou livre para Alysson quase na risca da pequena área. Ele virou o corpo e bateu com qualidade de primeira. Ele tirou do goleiro, mas a conclusão passou tirando tinta da trave direita, para fora. Grande desperdício.
Por fim, Braithwaite deixou o jogo para a entrada de Jardiel. Já nos acréscimos, Alex Santana fez jogada individual e foi derrubado a um passo da risca da grande área. Aravena cobrou a falta em direção ao miolo e a defesa desviou para escanteio. Na cobrança, o desvio de cabeça acabou sendo defendido no centro da meta pelo goleiro, sem problemas.
Com o resultado de empate sem gols, o Grêmio se manteve na 13ª colocação da tabela, com 24 pontos somados. A equipe volta a campo no domingo, dia 31, contra o Flamengo no Rio de Janeiro.