Serviço online ampliará atendimentos com especialistas e novas cabines a partir de setembro
A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul contabilizou 245 consultas pela Telessaúde no primeiro mês de funcionamento, realizadas na cabine instalada na UBS Esplanada. O serviço, que iniciou com atendimentos por clínicos gerais, será ampliado em setembro para incluir especialistas como neurologia e psiquiatria.
Segundo a secretária adjunta Daniele Meneguzzi, o público recebeu bem o atendimento por vídeo, com alta satisfação e completa resolução das demandas. “A equipe da UBS imprimia receitas e laudos após as consultas, e os pacientes já podiam retirar a medicação, tornando o processo tranquilo e eficiente”, afirmou.
Em breve, a Telessaúde oferecerá a opção de consultas realizadas diretamente da residência dos pacientes, desde que haja boa conexão à internet. Além disso, três novas cabines serão instaladas no Centro Especializado de Saúde (CES), facilitando o acesso a especialidades como endocrinologia, dermatologia e cardiologia.
O investimento total para o serviço de telemedicina é de R$ 2,2 milhões por ano, com expectativa de 30 mil consultas online, somadas às atendidas presencialmente nas unidades básicas. A medida visa reduzir filas e ampliar o acesso da população aos cuidados de saúde.