Deputada brasileira seguirá presa enquanto aguarda decisão sobre extradição; julgamento do pedido de liberdade deve ocorrer em agosto
A Justiça da Itália decidiu manter a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) presa enquanto aguarda o julgamento do processo de extradição. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (1º) pela Quarta Seção do Tribunal de Roma, durante audiência de custódia.
Zambelli está detida na prisão de Rebibbia, na capital italiana. Ela foi presa na última terça-feira (29), após ser localizada escondida em um imóvel em Roma. A parlamentar era considerada foragida desde que teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma investigação que corre sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Na quinta-feira (31), Moraes determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) adote todas as medidas necessárias para viabilizar a extradição da parlamentar ao Brasil. “Oficie-se à AGU para que acompanhe e adote as providências cabíveis e necessárias relacionadas ao processo de extradição da ré”, escreveu o ministro.
O pedido de liberdade da deputada deverá ser julgado pela Justiça italiana apenas em meados de agosto. Até lá, ela continuará presa.